Colégio Web

Como prevenir problemas de cartilagem?

Publicidade

O que mais acontece na vida dos esportistas é alguma lesão decorrente de um problema na cartilagem. Suas funções são tão importantes que até mesmo na vida cotidiana qualquer problema pode trazer sérias dores de cabeça ao lesionado. Por isso, o importante é melhor se prevenir dos problemas nessa região.

Por que a cartilagem é importante?

Somos seres em constante movimento. Por qualquer coisa, temos que caminhar de um lugar para outro ou realizar tarefas que exijam esforço de nossos membros superiores e inferiores. A cartilagem trabalha nessas ações, com o objetivo de amortecer a caminhada ou a corrida – assim como previne desgastes pela fricção das articulações, que é quando elas entram em atrito.

Como prevenir problemas de cartilagem

Além disso (entrando mais a fundo no tema), a cartilagem, por ter diversas funções, também está dividida em três tipos:

  • Cartilagem hialina;
  • Cartilagem fibrosa;
  • Cartilagem elástica.

1 # Cartilagem hialina

Essa cartilagem está em regiões como laringe, brônquios, costelas, traqueia e extremidades articulares dos ossos. Há uma proteína nesse tipo de tecido – o colágeno, responsável por proporcionar o arcabouço extracelular.

2 # Cartilagem fibrosa

O colágeno da cartilagem fibrosa é mais grosso do que da hialina. Porém, sua presença se faz nos discos intervertebrais e articulares, nos meniscos, nas bordas das articulações e nas zonas de inserção – que são os tendões e ligamentos. Também é conhecida como fibrocartilagem e é o tecido intermediário – em relação às cartilagens.

3 # Cartilagem elástica

A característica mais importante da cartilagem elástica já pode ser entendida por meio da sua nomenclatura – que já diz tudo. Isso mesmo! Sua fibra é totalmente elástica. Pode ser encontrada nos seguintes locais:

  • Laringe;
  • Epiglote;

Como surgem os problemas da cartilagem?

Os problemas da cartilagem atletas ocorrem devido à fricção dos ossos. Com isso, a dificuldade na realização dos mais simples movimentos pode ser constante. Muitos nesse estado podem estar com a estrutura da cartilagem com falta de intensidade – ocasionando feridas ou machucados.

A inflamação na membrana sinovial também pode ocorrer. Com isso, há comprometimento no revestimento das articulações. Há também o que se chama de “brotamentos ósseos” – que é quando a cartilagem se desgasta e perde sua forma inicial.

Como prevenir problemas cartilagem

Como evitar todos esses problemas na cartilagem?

A boa condição da cartilagem está muito relacionada com a execução dos movimentos e com a alimentação. É importante a prática periódica de exercícios que impeçam o enferrujamento das articulações.

O impacto é outro fator que deve ser levado em consideração. Então, a utilização de materiais próprios que reduz pressões externas (como materiais esportivos e calçados adequados) devem ser presença constante nesses momentos.

Outra forma de se prevenir de desgastes na cartilagem é através da alimentação. O consumo de vegetais é super recomendado para praticantes de exercícios ou atletas.

A ingestão de frutas cítricas também ajuda, uma vez que seus nutrientes formam e fortalecem a cartilagem presente – especialmente no joelho, que é a região que mais sofre com impactos. O motivo para tantos benefícios proporcionados por essas frutas está na vitamina C, fonte de componentes para a recuperação da cartilagem.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados