Colégio Web

Como prevenir dores musculares

Publicidade

As dores musculares fazem muitas pessoas sofrerem frequentemente, mas como prevenir essas dores e parar de vez de sofrer com esses incômodos? Se você se encaixa nesse grupo, veio ao artigo certo.

Dicas de como prevenir dores musculares

Confira agora as principais dicas e sugestões que podem mudar sua vida e fazer as dores musculares ficarem apenas na lembrança ou se você não teve e nem quer experimentar, basta seguir as dicas e ser feliz!

Tenha hábitos saudáveis

Para evitar dores musculares, ter hábitos saudáveis é um fator importante. Evite beber álcool, consumir açúcar em excesso, bem como não ingerir qualquer tipo de droga ou substância química perniciosa. Assim você estará ajudando todo o seu corpo a funcionar bem e terá mais saúde.

Faça um bom aquecimento

Fazer o aquecimento para se prevenir contra dores musculares é essencial. Então, se você treina constantemente, caminha, corre ou faz qualquer outro exercício físico, você deve fazer um bom aquecimento antes de tudo, pois isso ajuda os músculos a entrarem no ritmo do treino, o que permitirá evitar as lesões e dores musculares mais comuns.

Como prevenir dores musculares

Conheça os seus limites

Se você é um iniciante dos treinos ou não faz frequentemente muitos exercícios físicos, não tente ir além dos seus limites, então é preciso saber até onde pode ir. Não se exercite mais tempo do que o necessário, nem pegue peso ou se alongue mais do que aguenta. Se você fizer isso, infelizmente terá que conviver com as dores musculares depois do seu treino.

Tente fazer tudo gradualmente, ou seja, vá aumentando sua capacidade com um peso, aumentando os quilômetros corridos ou até o número de abdominais que faz, mas nada em excesso.

Durma muito bem

O sono sempre é revigorante, não é mesmo? Portanto, é o elemento fundamental para prevenir as dores musculares. Se você tem uma vida agitada e não quer viver com dores musculares frequentes, precisa de momentos para relaxar e curtir o momento de descanso. O sono ajuda, além de prevenir dores musculares,  a trazer resultados para o corpo em relação ao treino que você fez.

Alongamento

Depois do aquecimento, você precisa se alongar bastante, isso é fundamental para preparar os seus músculos de maneira adequada. Portanto, antes do treino e depois do aquecimento estique os músculos que você trabalhou anteriormente e os que sabe que vai usar nos próximos exercícios. Nessa tarefa tente dedicar alguns minutos.

dores musculares

Peça ajuda

Se você está treinando em uma academia ou conhece um instrutor que pode te ajudar, converse com o mesmo sobre os exercícios que você pratica para saber se não está fazendo errado. Afinal, quando você faz uma atividade de forma errada ou pega peso na academia de maneira incorreta, com certeza virão as dores musculares te atormentar.

Roupas confortáveis

Use roupas confortáveis durante o treino, não tente usar um traje mais apertado, pois isso pode prejudicar os movimentos e acarretar dores musculares depois.

Gostou das dicas? Então compartilhe por menos pessoas sofrendo com dores musculares frequentes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados