Colégio Web

Como não se desidratar no verão

Publicidade

A água é um elemento essencial para a vida na terra, sem ela não estaríamos povoando o planeta e poucos animais (principalmente os invertebrados) restariam vivos. Um bom exemplo da importância da água para nossa sobrevivência está no próprio corpo humano, que conta com 70%  de água em sua composição, mesma porcentagem que o planeta terra na quantidade do líquido em relação à sua massa. Quando somos ainda bebês, a quantidade é ainda maior.

Já está clara a importância da água para a vida humana, mas o que acontece se perdemos a quantidade que temos dela no corpo e não a repusermos? Recentemente, uma notícia abalou o mundo dos esportes automobilísticos, no famoso Rali Dakar, onde o piloto polaco Michal Hernik foi encontrado sem vida em um dos trechos da competição, após autópsia foi constatado que o piloto havia morrido por desidratação, que é justamente a falta d’água no corpo.

Desidratar

Sem a quantidade necessária de água, o corpo humano para de realizar suas funções normais. Em dias e locais de muito calor se transpira muito e se perde o líquido do corpo através do suor, além de liberarmos a água através da urina, fezes ou lágrimas. A necessidade de repor os líquidos perdidos é imprescindível para que não ocorra a desidratação. Caso a quantidade de água necessária não seja reposta, em poucas horas o corpo irá liberar o restante do líquido corporal até chegar ao ponto de já não reagir aos comandos cerebrais e por fim a morte, como ocorreu com o piloto de rali.

No verão, casos de desidratação são freqüentes, principalmente em países de clima tropical ou árido, e costuma atingir em maior quantidade, bebês e idosos. Para evitar que isso aconteça, é necessário tomar alguns cuidados que sempre serão prazerosos, afinal, beber água é muito bom e refrescante.

Dicas para não se desidratar

Hidratar

Por isso, procure beber no mínimo dois litros de água por dia, fique atento à quantidade ingerida por crianças e idosos e esteja sempre certo de que eles estão bebendo o necessário para a prevenção da desidratação; nestas faixas etárias é normal se esquecer de beber um copo d’água. Além disso, evite ficar exposto ao sol em dias muito quentes, use roupas leves e de cor clara. Exercícios físicos devem sempre estar acompanhados de uma garrafa com água para repor o líquido perdido através do suor, procure praticá-los em horários onde o calor e o sol estão mais fracos. Lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro evita doenças que causam diarreia, uma das causas mais frequentes de perda de líquidos. Alimentos que serão ingeridos crus também devem ser muito bem lavados.

O mais importante para aproveitar o verão é ter como costume constante a ingestão de água, assim a desidratação estará longe de ser uma realidade dando lugar à diversão e o lazer que o calor brasileiro proporciona.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados