Colégio Web

Como fortificar os dentes e evitar a periodontite?

Como você trata os seus lindos dentes? Você gostaria que eles fossem sempre fortes, brancos, lindos e saudáveis? Veja como fortificá-los e evitar doenças!

Publicidade

Como você trata os seus lindos dentes? Você gostaria que eles fossem sempre fortes, brancos, lindos e saudáveis? Para manter os seus dentes dessa forma, é preciso muitos cuidados, além de uma alimentação equilibrada com cálcio, fósforo, ácido láctico, ácido málico, vitamina C e D.

Vamos conhecer alguns alimentos que contém essas substâncias e podem ajudar o nosso organismo como combater determinadas doenças como a gengivite, o mau hálito, a periodontite e outras doenças mais sérias, como as doenças cardíacas.

Alimentos que fortificam os dentes

Os alimentos podem e ajudam a prevenir doenças e a fortificar os nossos dentes. Esses alimentos contém vitaminas e minerais, entre outras substâncias, que atuam protegendo, limpando, estimulando e aumentando o fluxo salivar e fortificando os dentes. Vamos conhecer esses alimentos?

Os queijos e iogurte são alimentos lácteos que são ricos em cálcio, fósforo, ácido láctico, que ajudam no fortalecimento dos dentes, além de aumentar o fluxo de salivação. Esses alimentos ajudam a clarear os dentes e na eliminação dos restos de alimentos que ficam nos dentes.

O morango é uma fruta deliciosa e natural. Ela possui ácido málico e vitamina C. Atua como adstringente natural mantendo os dentes brancos e sem manchas.

A maçã é uma fruta fibrosa que limpa os dentes e estimula o fluxo salivar. Você já percebeu que quando ingerimos uma maçã sentimos a sensação de limpeza,principalmente ao passar a língua entre os dentes? Faça o teste! Experimente!

O espinafre é uma verdura rica em fibras, ácido oxálico e cálcio. Age nos dentes acentuando e absorvendo o cálcio e aumentando o fluxo salivar.

Como evitar a periodontite?

Periodontite

A periodontite ocorre quando não tratamos de forma adequada ou quando é mal curada uma gengivite. Geralmente, essa doença bucal costuma ocorrer em adultos que possuem maus hábitos alimentares e de higiene.

Essa doença forma o que chamamos de cálculo gengival (tártaro). Isso ocorre porque a placa bacteriana endurece devido à má escovação, e o tártaro formado afasta a gengiva dos dentes criando uma bolsa que chamamos de bolsa periodontal. Essas bactérias inflamam a gengiva atingindo o tecido ósseo dos dentes e as fibras que sustentam e ligam os dentes.

Nesses casos, é necessária a orientação de um especialista para diagnosticar a doença e indicar o melhor tratamento evitando maiores problemas como a queda dos dentes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados