Colégio Web

Como fazer uma mesa saudável?

Publicidade

A mesa do brasileiro pode ser a mesa mais saudável do mundo, pois possuímos os mais variados alimentos. Devemos ter a consciência de que é preciso alterar alguns hábitos alimentares para garantia de uma vida mais saudável.

Um bom cardápio deve conter alimentos saudáveis e diversificados! Por isso, é importante termos cuidado na preparação de uma mesa saudável todos os dias. Essa não é uma missão nada fácil, mas com o tempo, torna-se mais fácil e prazeroso. Vamos conhecer alguns alimentos saudáveis e que devem fazer parte da nossa alimentação, e também quais são os alimentos considerados os grandes vilões na nossa alimentação.

Alimentos x produtos alimentícios

Primeiramente, é necessário que saibamos a diferença entre alimentos e produtos alimentícios. Vamos então à definição!

  • Produto alimentício é o alimento fabricado por meio de matéria-prima ou de alimento natural misturado de outras substâncias que passa por processo industrial. Muitas vezes é misturado apenas com a matéria-prima.
  • Alimento constitui a matéria-prima ou substância, que é responsável para o crescimento e o desenvolvimento dos seres vivos.

Agora que já sabemos a diferença devemos observar mais as nossas compras e colocarmos no carrinho de supermercado mais alimentos frescos e menos produtos alimentícios.

Alimentos Saudáveis

Diversificação dos alimentos no cardápio!

Você deve variar a alimentação diária consumindo vários tipos de alimentos. Por exemplo: o que foi ingerido no almoço de ontem deve ser alterado no almoço de hoje. Se você consumiu um prato com alface, feijão, arroz e batata, apesar de ser um prato completo e rico em vitaminas, não deve ser repetido todos os dias. É necessário variar os alimentos para que você possa ingerir vários nutrientes. Assim, as chances de cometer erros alimentares e deficiências nutricionais são menores.

Comer na quantidade correta!

Mesa Saudavel

Não devemos comer demasiadamente. Equilíbrio nas refeições é o ponto chave da alimentação. O nosso sistema digestivo fica sobrecarregado e não consegue trabalhar da forma adequada, ocasionando o desajuste no metabolismo e o envelhecimento no processo celular. Portanto, é recomendado que se alimente menos e mais vezes durante o dia. Coma devagar para saborear os alimentos.

Para escolher as opções mais saudáveis verifique a lista de ingredientes, para ver se há coisas gostosas e nutritivas. Os alimentos que são prejudiciais à saúde se ingeridos em excesso são: a farinha de trigo refinada, o açúcar, o sal, gordura vegetal, conservantes, corantes artificiais, xarope de glicose e glutamato monossódico.

Portanto, leve esse artigo para seus pais e comece a comer coisas que fazem bem à saúde!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados