Colégio Web

Como evitar o câncer de mama

Publicidade

Considerado o tipo de câncer mais comum que afeta mulheres do mundo todo de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama afeta muitas mulheres também no Brasil, o que motiva uma série de campanhas publicitárias para alertar a população sobre seus males e sobre como pode ser feita a prevenção.

Mas apesar de todas estas campanhas publicitárias que explicam sobre o câncer de mama, a verdade é uma só: você sabe como evitar o câncer de mama e como fazer esta prevenção?

Portanto, neste artigo, nas próximas linhas, nós vamos mostrar a você exatamente o que fazer para saber como evitar o câncer de mama e como fazer o autoexame preventivo. Preste muita atenção!

Como se dá?

mama de cancer

De acordo com especialistas no assunto, o fato é que a prevenção de câncer de mama pode ser feita dentro de uma divisão que nos leva a pelo menos três partes muito importantes:

Prevenção primária (que reúne tudo que pode ser feito para evitar o aparecimento da doença), prevenção secundaria (que é o diagnóstico precoce e a prevenção propriamente dita) e a prevenção terciária (que são as medidas para minimizar o impacto da doença já estabelecida no organismo humano).

Quais são os fatores de risco que levam à doença?

Para fazer uma boa prevenção do câncer de mama uma mulher (nos homens a incidência é mínima) deverá ter em mente quais são os chamados fatores de risco que levam ao surgimento da doença.

Dentre os principais, nós podemos destacar os seguintes: idade avançada, histórico familiar, predisposição genética hereditária, menopausa tardia, radioterapia prévia na zona do tórax, mamas volumosas e densas, obesidade, alcoolismo, tabagismo e sedentarismo.

Ao saber quais são estes fatores de risco, fica muito mais fácil para uma mulher conseguir realizar uma boa prevenção do câncer de mama.

câncer de mama

O autoexame e a sua importância para as mulheres

Além de saber quais são os fatores de risco que levam ao surgimento do câncer de mama, uma mulher também deve conhecer o chamado autoexame, que permite que uma mulher consiga perceber o surgimento de uma doença antes do tempo e a tempo de iniciar o tratamento com sucesso.

O autoexame deverá ser feito pela mulher sem blusa e sem sutiã, de frente para um espelho, procurando sempre realizar com boa presença de luz para que visualizações sejam feitas.

A mulher deverá deslizar sua mão pela mama em busca de possíveis ondulações, nódulos ou caroços suspeitos, que se forem encontrados, poderão indicar a presença da doença.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados