Colégio Web

Como depilar-se sem prejudicar a pele?

Publicidade

Eliminar os pelos indesejados nem sempre é tarefa fácil. Certo?  A melhor maneira para evitar que a sua pele seja prejudicada ao fazer uma depilação é saber qual método é o ideal para o seu tipo de pele.

Tipo de peles e indicações

  • Pele seca com pelos finos: creme depilatório. O creme ajuda a hidratar a pele durante a ação.
  • Pele seca com pelos grossos: cera quente. Dilata os poros, o que alivia a dor e evita que os pelos encravem.
  • Pele oleosa com pelos finos: cera ou lâmina. Para ter pele lisa por mais tempo o mais indicado é a cera, em curto prazo a lâmina é uma boa opção.
  • Pele oleosa com pelos grossos: cera e lâmina. Esses pelos têm tendência a encravar, por isso a melhor opção é alternar os dois métodos.

Como depilar-se sem prejudicar a pele

Mesmo escolhendo o tratamento ideal, a depilação é um processo que agride a pele. E, por conta disso alguns problemas são frequentes. É o caso do pelo encravado – inflamação causada por pelos que ao nascer encurvam- se e entram na pele novamente.

Manchas causadas por má depilação ou exposição ao sol após o procedimento. Alergias, aumento da quantidade e espessura dos pelos, são os mais recorrentes.

Dicas de como evita-los

  • Após a depilação deve – se usar cremes pós – depilatórios, bolsas de gelo ou até chá de camomila. Eles ajudam a acalmar a pele irritada e passar a vermelhidão.
  • Para evitar o pelo encravado é indicado esfoliar a pele de dois a três dias antes da depilação.
  • Manchas podem ser evitadas com o uso do protetor solar na área depilada. Para tratá– las o recomendado é usar cremes clareadores, prescritos por dermatologistas.
  • Evite o uso de produtos que contenham álcool ou ácidos após a depilação. Nas axilas espere um tempo para aplicar o desodorante.
  • Tomar um banho morno antes da depilação com cera ajuda a pele a relaxar.
  • Algumas pessoas têm alergias a metais, é importante ficar atento quanto ao uso de lâminas. Neste caso o uso de anti – inflamatórios é aconselhado.

Como depilar sem prejudicar a pele

Curiosidade

Não é de hoje que as pessoas sofrem para remover estes pequenos seres desagradáveis, seja por estética ou higiene. A rainha egípcia, Cleópatra, tirava seus tão indesejáveis pelos com faixas de tecidos finos banhados em cera quente.

Embora a depilação por produtos químicos seja considerada uma invenção contemporânea, o processo para remoção dos pelos surgiu na antiguidade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados