Colégio Web

Como acabar com a insônia crônica?

Publicidade

Muitas pessoas sofrem de algum tipo de insônia em algum momento da vida. De todos os tipos, o mais terrível é o conhecido como insônia crônica.

A insônia crônica apresenta-se quando a pessoa possui ausência de sono durante um período muito longo de tempo, de modo continuo. Ela pode ter diversas causas: situações de estresse, abuso no consumo de álcool, consumo de drogas, depressão, hábitos inadequados para dormir e até mesmo, o consumo excessivo de café (cafeína).

Tipos de tratamento para acabar com a insônia

Como acabar com insônia crônica

Como a falta de sono é uma das piores coisas que podem acontecer com uma pessoa, diversos tipos de tratamentos têm sido pesquisados, na tentativa de se obter uma cura para esse problema. Vamos falar de alguns deles aqui:

  • Os remédios para dormir são os mais famosos e utilizados métodos para se combater a insônia crônica, porém há também diversas contraindicações, a principal delas é a dependência;
  • Alguns especialistas têm trabalhado firme na tentativa de desenvolver terapias que permitam ao paciente melhorar seus hábitos na hora de dormir. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) para a insônia é a que tem apresentado melhores resultados. Ela combina mais de um método, e produz benefícios de longa duração, tendo inclusive sua eficácia reconhecida pela Academia Americana de Medicina do Sono. O tratamento é conduzido de modo breve, tendo sessões regulares durante um período de 4 a 5 meses. Porém, apresenta uma grande desvantagem: a maior parte das empresas de plano de saúde não cobre essa terapia, o que a torna relativamente cara, já que será o paciente quem terá de bancar por cada sessão;

acabar com a insônia crônica

  • Outra boa opção para quem sofre de insônia crônica é fazer uma verdadeira revolução em seus hábitos, revendo tudo: desde posições ao dormir, hábitos alimentares e até mesmo o tipo de colchão e travesseiros utilizados. Pode parecer bobagem, mas todos esses componentes são importantes para uma boa noite de sono e tem influência no processo. A alimentação pode afetar o sono por diversos motivos, já que há substancias inibidoras do sono presentes no café e em outros alimentos. Há a possibilidade de se tomar um bom suco de maracujá antes de se deitar, já que a ação calmante dessa fruta poderá auxiliar a pessoa a relaxar e chegar ao tão desejado sono. O travesseiro é fundamental para uma boa noite de sono, e não deve ser relegado a um segundo plano. Procure escolher aquele que se adapte melhor à sua anatomia, pois isso contribuirá para uma melhora na qualidade de seu sono. A posição deve ser observada também, pois há estudos recentes que comprovam que pessoas com insônia crônica apresentaram melhora considerável em seu quadro quando alteraram a posição habitualmente utilizada para dormir.

Esses são apenas algumas opções de tratamentos e ações que visam melhorar o quadro de uma pessoa com insônia crônica. É evidente que não há uma solução definitiva ainda, mas não menos evidente é o fato de que com tantos estudos, conseguir uma, será só uma questão de tempo. O mais importante é tentar fazer algum tipo de alteração em seus hábitos em um primeiro momento e observar se há algum tipo de mudança. Caso o problema persistir, é fundamental seguir aquele conhecido aviso: um médico deverá ser consultado.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados