Colégio Web

Coma frutas para evitar as doenças!

Publicidade

O inverno se aproxima e, com ele, o friozinho e as doenças da estação. É fundamental que o seu corpo esteja preparado para suportar de forma adequada essa variação do tempo. A alimentação é muito importante para a prevenção de doenças. As frutas, em especial, ajudam a evitá-las, pois são grandes fontes de vitaminas, potássio, magnésio, fibras, betacaroteno, bioflavonoides, além de serem nutritivas e digestivas. As frutas nos fornecem energia de forma rápida, pois são fontes de açúcar natural.

O açúcar natural das frutas se chama frutose, e deve ser consumido com moderação, pois também eleva os índices glicêmicos, causando, em excesso, diabetes.

As frutas podem ser servidas sozinhas ou junto com outros pratos adicionando sabor e um visual belíssimo e bastante nutritivo. Você pode preparar vários sucos misturando as frutas, pratos com frutas e carnes, saladas de frutas, entre outros.

Benefícios da fruta no dia a dia

Frutas Benefícios

Maçã

A maçã é uma fruta muito saborosa, fácil de encontrar e que faz muito bem para a saúde. Ela é indicada para pessoas que possuem problemas intestinais e obesidade. A maçã contém em suas propriedades as vitaminas B1, B2 e B3, niacina e sais minerais como o ferro e o fósforo.  A maçã atua diretamente no sistema nervoso, age eliminando as toxinas do sangue e é perfeito para se evitar infecções de garganta. Na casca é que se encontra a maior quantidade de seus nutrientes. A niacina (vitamina B3) possui o poder de transformar a glicose em energia, mantendo a vitalidade das células, estimulando o desenvolvimento cerebral. Encontramos também a niacina em verduras, legumes, gema de ovo, carne, leite e seus derivados.

Banana

A banana é uma fruta tropical que possui uma polpa macia, muito saborosa e doce. Elas formam-se em cachos em árvores que conhecemos como bananeiras. As espécies mais conhecidas no Brasil são: banana nanica, prata, maçã, terra e ouro. A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas A e C e não possui sementes. São consumidas in natura e na culinária usadas em vários pratos como bolos, doces, fritas, assadas e em saladas de frutas. É a fruta que possui maior número de vitaminas e pode ser encontrada facilmente. Ela não deve ser armazenada na geladeira como algumas outras frutas, pois perde o seu sabor.

Mamão

O mamão é um fruto que produz o ano inteiro, porém sua maior safra ocorre nos meses de maio, junho, agosto e outubro. Sua polpa interna é macia e possui a cor alaranjada contendo em sue interior muitas sementes. O mamão é uma fruta muito nutritiva que possui as vitaminas A, C e do complexo B. Além de possuir também a papaína (enzima que auxilia na digestão dos alimentos) por esse motivo é uma fruta que auxilia no sistema digestivo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados