Colégio Web

Cãimbras – O que são e como prevenir

Publicidade

Quem já teve câimbras sabe a dor que se sente. Ai, e que dor! Quem nunca teve é tempo de saber os motivos que levam você a sentir dor e como podemos evitá-las!

O que são câimbras?

Câimbra é uma contração involuntária do músculo que provoca uma sensação muito dolorosa. Elas proporcionam um desconforto muito grande e uma dor muito forte, sem controle e difícil de tolerar.

Geralmente, as câimbras ocorrem durante ou após exercícios físicos intensos ou até mesmo em repouso. Muitas pessoas possuem câimbras quando estão dormindo; acordam sentindo uma dor súbita.

As câimbras atingem com maior frequência as panturrilhas, os músculos anteriores e posteriores da coxa, os pés, as mãos, pescoço e abdômen. Existem diversos fatores causadores para se sentir a câimbra. Vamos conhecer alguns desses fatores!

Caimbra

Os fatores causadores da câimbra

As perdas de sódio e líquido: quando realizamos atividade física de forma intensa suamos, excessivamente, perdendo sódio, um mineral importante para os movimentos para os nervos;

Algumas doenças provocam a diminuição de cálcio no sangue. Assim como alguns distúrbios nas glândulas suprarrenais, assim como a fadiga muscular, posições incômodas das pernas e braços e varizes;

Para pessoas com mais de 60 anos, a câimbra pode ser um sinal de aterosclerose e diminuição da circulação sanguínea. Nesses casos é aconselhável visitar ao médico para diagnóstico;

Outros fatores que podem provocar a câimbra é a desidratação (perda de líquido), doenças neurológicas, plano vago (pé chato), gravidez, sedentarismo, hiperextensão do joelho, anemia, diabetes e deficiência de vitamina B1, B5 e B6.

Câimbra durante o sono

Você já se imaginou nessa situação? Acordar durante o sono com dores indesejáveis e sem como ter que controlar e muitas vezes você não consegue nem se mexer! Não é nada agradável, não é mesmo?

Especialistas recomendam que para pessoas que costuma ter câimbra durante o sono e que nenhum tipo de problema justifique essa rotina, ajudaria durante 15 minutos uma sessão de alongamento antes de dormir e a alteração de hábitos alimentares ingerindo alimentos ricos em cálcio e magnésio, realizando atividade física e hidratando o corpo com muita água.

O que fazer para aliviar a câimbra?Caimbras

Para aliviar a dor é recomendado massagear a área afetada, pois a massagem auxilia no estimulo da corrente sanguínea e também do movimento de líquidos na região. O alivio também é bem pessoal, pois algumas pessoas preferem esperar a dor passar e nada fazer.

Seja qual for à circunstância as câimbras frequentes merecem a sua atenção. Portanto, um médico deve ser procurado para investigar o problema.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados