Colégio Web

Benefícios da tangerina para o bem estar

Publicidade

A diferença da mexerica para tangerina está na textura e de como é conhecida em vários estados do país. A mexerica, ou tangerina, é a mesma fruta e possui as mesmas propriedades nutricionais. É uma fruta típica do inverno que encontramos em abundância nos meses que vai de maio a agosto, podendo esticar um pouco mais até o mês de setembro, dependendo da safra e das condições climáticas.

A mexerica é fruto de uma árvore de médio porte que possui espinhos em seus galhos, para a sua proteção; suas flores são brancas e com agradável perfume.

A fruta é conhecida por diversos nomes dependendo da região: mexerica, mimosa, ponkan, vergamota, margote, mandarina, monte-negrina, tangerina e muitos outros. É muito suculenta e possui vários gomos com sementes. Existem várias espécies, e podemos identificá-las pela textura de sua casca e pelo seu tamanho.

Tangerina

Propriedades nutricionais

A mexerica é uma fruta que contém como propriedade essencial a vitamina C, A e B. Ela também possui diversas outras propriedades como os minerais (ferro, magnésio, potássio, cálcio, fósforo), flavonoides, ácido fórmico, pectina e ainda é rica em fibras. Em sua casca, encontramos as propriedades de uma substância chamada limonóides que atua como agente de prevenção de tumores, evitando a ação de substâncias tóxicas nas células de nosso organismo.

Benefícios para a saúde

A mexerica é uma fruta que, por possui vitamina C, age diretamente no sistema imunológico, prevenindo o organismo de gripes e resfriados, além de câncer no cólon e reto. É muito importante para o controle do colesterol, diminuindo o risco de surgir doenças cardíacas, agindo no fortalecimento de ossos e dentes e na prevenção da osteoporose, por possuir cálcio.

Mexerica

Já a pectina controla a taxa de glicose no sangue, e por esse motivo é ótima para pessoas diabéticas. Por ser uma fruta rica em fibras, ajuda na prisão de ventre melhorando o sistema digestivo. A quantidade de flavonoides ajuda no combate ao crescimento de células cancerígenas. É uma fruta que pode ser incluída na dieta de qualquer pessoa, pois não possui grande quantidade de calorias.  A vitamina A contida na fruta é fundamental para os olhos e para a pele proporcionando maior resistência as infecções, principalmente, as de garganta.

Dica importante!

É necessário o consumo da fruta para que o organismo possa usufruir de todas essas propriedades. É diferente o consumo de vitamina C em comprimidos ou efervescentes, pois não possui as mesmas substâncias contidas na fruta. Se ainda não provou, experimente! A fruta é adocicada e muito saborosa!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados