Colégio Web

Bebês e a Importância da Vacina

Publicidade

Todas as pessoas ficam doentes ao longo da vida. Algumas doenças podem ser tratadas e curadas. Outras doenças são mais graves e não possuem cura.

Algumas são desenvolvidas no período da gestação, enquanto estamos no ventre da nossa mãe. Chamamos de doenças hereditárias, ou seja, são doenças passadas de pais para filhos.

Cuidados durante a gestação

Durante a gestação, a mulher precisa ter alguns cuidados. Na gestação, é importantíssimo que a mulher realize o pré-natal. Este acompanhamento visa o desenvolvimento do bebê com a ajuda de um médico especialista (ginecologista e obstetrícia) ainda no ventre da mãe para a realização de consultas e exames.

Dessa forma, o médico consegue diagnosticar qualquer anomalia ou doença que o bebê tenha ou possa desenvolver.

É importante saber prevenir as doenças e sempre procurar um médico se algum problema estiver acontecendo.

Ao nascer

Após o nascimento, o bebê realiza alguns exames para detectar a presença de alguma doença.

Atualmente, vários testes são realizados, mas o obrigatório é o exame do pezinho. Basta uma gota de sangue do pezinho do bebê. Após o nascimento, o bebê precisa tomar algumas vacinas para sua proteção.

O que são vacinas

As vacinas nos protegem de doenças causadas por seres muito pequenos chamados de vírus e bactérias. Não conseguimos ver esses seres a olho nu, e isso somente é possível por meio de aparelho chamado microscópio. Este aparelho permite enxergarmos seres minúsculos causadores de doenças.

Os pesquisadores e cientistas por meio de várias pesquisas criam as vacinas para a proteção do nosso organismo. Algumas delas são obrigatórias pelo Governo e estão disponíveis nos Postos de Saúde. Outras vacinas encontramos em laboratórios ou clinicas especializadas, pois todas as vacinas são importantes e evitam várias doenças como tétano, tuberculose, coqueluche, a paralisia infantil (poliomielite), difteria, sarampo, rubéola, hepatite, meningite, febre amarela, caxumba, gripe e tantas outras.

Vacinas em Bebês

O controle da vacinação em crianças é muito importante. Nos Postos de Saúde, para controlar as vacinas realizadas nas crianças, são distribuidas carteiras de vacinação.

A carteira de vacinação deve ser guardada e levada sempre que a criança for consultada por um médico ou que tiver que receber nova dose de vacina. Por meio da carteira de vacinação o profissional da saúde saberá qual vacina a criança já recebeu, assim os pais possuem um controle das demais vacinas que ainda deverão ser realizadas.

É dever de nossos governantes promover as campanhas de vacinação e é obrigação dos pais levar os filhos para serem vacinados.

Não só as crianças devem ser vacinadas, os adultos também. A vacinação em adultos e também aos idosos é fundamental. Todos nós devemos contribuir para que tenhamos um corpo saudável e livre de doenças.

Higiene e alimentação

Além das vacinas, a higiene e a alimentação adequada ajudam a defender o nosso organismo dos ataques de agentes externos.

A primeira entrada de agentes externos no nosso organismo é a pele. É importante proteger a nossa pele e mantê-la sempre limpa, protegendo da exposição aos raios de sol, evitando infecções e lesões que possam causar várias doenças.

Portanto, cuide muito bem de sua saúde!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados