Colégio Web

As Vitaminas e suas funções

Publicidade

As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo. Sem nutrientes nosso organismo fica suscetível às doenças. Os nutrientes auxiliam na prevenção das doenças e são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Todos os órgãos do nosso organismo funcionam interligados, assim como peças de uma máquina. É preciso abastecê-lo para que tudo possa funcionar da melhor forma.

O nosso organismo é abastecido de nutrientes e esses nutrientes são encontrados nos alimentos.

Eles são classificados como: macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são encontrados nos carboidratos, nas proteínas, nas gorduras e nas fibras alimentares. Já os micronutrientes são encontrados nos sais minerais, na água e nas vitaminas.

O nosso organismo não produz as vitaminas. É necessário administrá-las por meio dos alimentos. A ausência de vitaminas no organismo recebe o nome de Avitaminose.

Muitas vezes dependendo do grau da doença será necessário ingerir vitaminas por meio de medicação prescrita por um médico. Como por exemplo: no caso de anemia.

As vitaminas ingeridas em excesso são prejudiciais ao organismo.  Dessa forma, para se ingerir vitaminas é necessário acompanhamento e prescrição médica.

Classificação das vitaminas

As vitaminas podem ser de dois tipos: as hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino).

As vitaminas hidrossolúveis são: B1, B2, B5, B6, B7, B9 e B12 e C. Essas vitaminas em grande quantidade no organismo são eliminadas pela urina.

As vitaminas lipossolúveis são: A, D, E e K. As vitaminas A e D são armazenadas no fígado, a vitamina E no tecido gorduroso e nos órgão reprodutores, a vitamina K é armazenada em pequena quantidade.

Fonte das vitaminas

A fonte natural de vitaminas necessária para o bom funcionamento do organismo é encontrada nos alimentos. Essas vitaminas estão presentes nas frutas, nas carnes, nos peixes, nas aves, nas verduras, nos legumes, nos ovos, nos cereais, no leite e nos grãos.

De acordo a classificação das vitaminas, elas exercem uma função distinta no organismo.

Vamos conhecer algumas vitaminas e suas funções no organismo!

As Vitaminas e suas funções

A vitamina A está relacionada diretamente com ao crescimento. Ela combate os radicais livres e ajuda na formação dos ossos, da pele e nas funções da retina. É encontrada nos vegetais amarelos: cenoura, milho, gema de ovo, manteiga, abóbora, pêssego, nectarina e fígado.

A vitamina B é um conjunto de oito vitaminas. Cada uma delas atua no organismo de forma diferente.

A vitamina D atua diretamente no metabolismo do cálcio e do fósforo. O calciferol mantém os ossos fortes e saudáveis e está presente nos alimentos: óleo de peixe, fígado e gema de ovo. Também auxilia na prevenção de doenças como o raquitismo e osteoporose.

A vitamina E atua como agente antioxidante. Ajuda a prevenir alterações neurológicas. É encontrada nas verduras, vegetais e azeite.

A vitamina C atua no fortalecimento do sistema imunológico e previne as infecções de forma geral. É a mais comum das vitaminas e está presente nas frutas ácidas: laranja, limão, abacaxi, kiwi, morango, acerola, manga e melão. Também encontramos no tomate, couve, repolho, pimentão e brócolis.

Agora que conhece sobre as vitaminas e suas funções vale a pena preparar deliciosos sucos e saborosas vitaminas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados