Colégio Web

Alimentos rápidos e saudáveis para a correria diária

Publicidade

Com a correria do dia a dia, fica difícil se alimentar de maneira saudável. Quem nunca precisou sair correndo de manhã e não tomou o café direito? Ou tinha um compromisso importante no almoço e teve que comer um lanche rápido? Durante o dia, aquelas beliscadas em doces e salgadinhos fazem parte de quem possui uma rotina agitada. Além da preocupação com o peso, se alimentar mal pode causar sérios problemas para a saúde.

Quem come fora costuma ingerir alimentos com excesso de sal. O consumo excessivo de sódio pode desencadear diversos problemas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, osteoporose, câncer de estômago, pedras nos rins, enxaqueca, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras complicações.

O excesso de gordura e carboidratos presentes em lanches podem favorecer o acúmulo de gordura. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, 52,5% da população brasileira está acima do peso, e cerca de 17,9% já está no nível de obesidade.

Alimentos rápidos e saudáveis para a correria diária

6 Alimentos rápidos e saudáveis para a correria diária

O aumento de peso está associado ao surgimento de várias doenças, como diabetes, hipertensão, colesterol e câncer. Porém, existem alguns alimentos saudáveis que podem te ajudar a manter a forma e a saúde na correria do dia a dia:

  • Maçã: Rica em fibras, ela fornece uma sensação de saciedade, além de possuir vários nutrientes como vitamina A, vitamina D e cálcio. A fruta auxilia na digestão e na prevenção de problemas cardiovasculares. Uma maçã possui cerca de 52 calorias.
  • Banana: Uma das frutas mais típicas do Brasil, a banana é rica em cálcio, vitamina A, vitamina C, vitamina B, Ferro, magnésio, potássio, manganês, zinco e fluoreto. Ela auxilia na redução da pressão alta e na prevenção de cãibras. Uma porção média possui cerca de 90 calorias.
  • Nozes: E quem disse que só podemos comer nozes no Natal? Além de causar a sensação de saciedade, as nozes possuem nutrientes como ácido fólico, vitamina D, cobre, magnésio e fibras. Uma porção de 15 gramas (ou sete unidades) possui cerca de 90 calorias.

Alimentos rápidos saudáveis para a correria diária

  • Frutas desidratadas: Sabe quando bate aquela vontade de abrir um pacote e mastigar algo bem saboroso? As frutas desidratadas podem ajudar nesse momento. Existe uma variedade de opções no mercado, como maçã, banana, figo, tâmara e ameixa.
  • Pão integral: Fazer um lanche é uma ótima forma de matar a forme rápido. Porém, que tal substituir o pão comum pela versão integral? Ele combina muito bem com queijos e frios e a fibras ajudam na sensação de saciedade. Uma fatia tem cerca de 69 calorias.
  • Barrinha de cereal: existe no mercado uma infinidade de barrinhas de cereal. Poré, algumas possuem tanto açúcar que chegam a ter o mesmo valor calórico de uma barrinha de chocolate meio amargo. Prefira aquelas feitas de grãos ou sementes. Uma barrinha média possui cerca de 80 calorias.

Com algumas substituições simples, é possível manter o corpo em forma sem prejudicar as atividades do dia a dia. Escolha as melhores opções e mantenha a saúde em dia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados