Colégio Web

Alimentos naturais x Alimentos industrializados

Você sabe qual é a principal diferença entre os alimentos naturais e os alimentos industrializados? Sabe qual comer mais frequentemente? Confira!

Publicidade

Você sabia que existe uma grande diferença entre os alimentos que consumimos? Você pensa que se alimentando de uma forma mais rápida está ingerindo quantidade suficiente de nutrientes e proteínas para aguentar a correria do dia a dia? Se você pensa dessa forma está muito enganado! Alguns alimentos que consumimos fazem muito mal a nossa saúde e causam doenças. Por esse motivo vamos informá-lo sobre a diferença entre alguns tipos de alimentos.

Qual é a diferença entre os alimentos naturais e industrializados?

Os alimentos naturais são retirados de partes das plantas ou de animais. Esses alimentos são as verduras, as frutas, os legumes, as carnes, os peixes e as aves; ou seja, são retirados diretamente da natureza. Esse tipo de alimento é chamado de alimentos in natura.

Muitos alimentos que são retirados da natureza e, até chegarem à mesa da população, é preciso que sejam pasteurizados (como o leite), ou que passem por processo de trituração e de separação de resíduos, retirando a sujeira dos alimentos para comercialização. Esses alimentos são minimamente processados! Temos como exemplo o arroz, o feijão, as lentilhas, o cogumelo, a farinha de mandioca e de milho, os sucos sem adição de açúcar, as frutas secas, entre outros alimentos.

alimentos naturais e industrializados

Com o avanço da tecnologia, as indústrias estão cada vez mais apostando em alimentos processados, ou seja, alimentos fabricados com adição de substâncias à base de conservantes, corantes, estabilizantes e demais substâncias que dão aroma e sabor aos alimentos, para torná-los mais duradouros . Chamamos-os de alimentos processados ou produtos alimentícios. Exemplos são as conservas, as compotas de frutas, alimentos defumados e produtos enlatados (como sardinhas, atum, ervilhas e milho).

De forma geral, os demais produtos que consumimos são totalmente industrializados com percentual pequeno de alimento e alta adição de substâncias prejudiciais ao nosso organismo.  Esses produtos são ultraprocessados como é o caso de biscoitos, sorvetes, misturas de bolo, refrigerantes, pizzas, temperos instantâneos entre outros.

Alimentação

Como vimos, muitos dos alimentos que consumimos são processados e não possuem a quantidade necessária de nutrientes, vitaminas e proteínas que o nosso organismo precisa.

A alimentação é muito importante para o desenvolvimento e crescimento, principalmente, para as crianças.  Devemos consumir alimentos in natura com maior frequência, preparando diversos pratos deliciosos com mais legumes, frutas e verduras. Podemos criar, também, deliciosos sucos de frutas nutritivos. Faça um prato colorido e evite os produtos processados, pois causam várias doenças ao nosso organismo!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados