Colégio Web

Alimentos indispensáveis em uma dieta equilibrada

Publicidade

Aumentar a longevidade não é uma questão apenas genética, mas também está ligada a várias outras opções como manter a mente ativa, reconhecer uma alimentação saudável e equilibrada, além de consultar um médico regularmente.

O sabor nas refeições é muito importante para manter uma dieta bastante rica. Antigamente, uma pessoa com 50 anos era considerada idosa, o que não é verdade hoje em dia! Uma pessoa com essa idade é ativa, trabalha e está esbanjando energia e vitalidade.

 Dieta Saudavel

Mas não é à toa que estamos vivendo mais e melhor. Muitos hábitos, inclusive alimentares, foram alterados pelos brasileiros, associando a boa alimentação com a prática de esportes e uma vida com maior qualidade e prazer, embora vivamos em um país com sérios problemas na área da educação, saúde, transporte e segurança. Haja saúde para aguentar o estresse e a correria do cotidiano.

Vivemos num país cheio de natureza e com o privilégio de ter uma quantidade de frutas e legumes que não se tem em muitos outros países. É esperto quem sabe apreciar esses sabores que nos protegem de uma infinidade de doenças. Que tal você também começar a mudar seus hábitos alimentares e na hora da refeição, trocar uma lanchonete por uma quitanda ou sacolão?

Alimentos indispensáveis para enriquecer seu cardápio

 Dieta Equilibrada Saudável

Para enriquecer o seu cardápio, é preciso nutrir seu corpo com certos alimentos indispensáveis, de acordo com a opinião dos especialistas (nutricionistas e naturopatas). Vamos conhecer quais seriam esses alimentos?

Raízes: as raízes são ricas em fibras digestivas e minerais, como é o caso da cenoura e da beterraba. As raízes possuem enzimas que atuam como alcalinizantes (equilibram o ph do sangue); outros alimentos como nabo, rabanete e bardana agem como depurativos, eliminando as toxinas causadas por fatores como o estresse e a poluição.

Tubérculos: são alimentos como a batata-doce, mandioquinha e o inhame, que são ricos em fibras e carboidratos, além de terem minerais como o potássio e as vitaminas do complexo B.

Ervas: algumas ervas como o tomilho, o manjericão, a sálvia e o gengibre melhoram e fortificam o sistema digestivo evitando a fermentação de alguns alimentos dentro do nosso intestino. Por outro lado, a salsa possui ação diurética e contém vitamina C.

Brotos: geralmente não são consumidos em nossas refeições por falta de hábito alimentar, mas o broto de alfafa, do feijão japonês e do trigo contêm vitaminas e minerais que são fonte de energia. São perfeitos quando preparados em saladas, sucos ou sanduíches.

Muitos outros alimentos podem e devem fazer parte do seu cardápio para que você tenha uma vida mais saudável e com maior qualidade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados