Colégio Web

Alimentação saudável: os 5 passos para mais disposição diária

Publicidade

Se tem uma coisa que me orgulho dessa nova geração é como ela tem simples noções, que nós levamos muito tempo para “conseguir” e tantos ainda estão nessa busca… Os jovens se preocupam com o meio ambiente, reciclam seu lixo e se preocupam com a alimentação.

Ter uma alimentação saudável vai muito mais além que para uma questão meramente física, é importante para nossa própria saúde para que assim possamos prevenir uma série de doenças ligadas a má alimentação.

Se você não tem hábitos alimentares lá muito saudáveis, este artigo é o que você precisava! Para te ajudar, selecionamos algumas dicas que te ajudarão a ter uma alimentação mais saudável.

Siga todas, a sua saúde agradece!

1 – Faça de 5 a 6 refeições diárias

Alimente-se com pequenas porções durante o dia, faça lanches, como frutas, barras de cereais, pães integrais e assim você se manterá o dia todo alimentado.

Na hora das pequenas refeições você não “atacará” a comida e assim comerá apenas o suficiente. Quando se faz apenas as refeições principais, seu organismo precisa de muita energia e, assim, você acaba comendo mais do que precisa.

Na hora de montar seu prato, tente preenchê-lo metade com “produtos naturais”, opte por verduras, legumes e vegetais.

Alimentação saudável

2- Consuma 5 porções de fruta e hortícolas por dia

É claro que existem alimentos bem mais saborosos que frutas e hortaliças, por isso “se force a comer” e estabeleça uma meta de mais ou menos 5 porções de fruta e vegetais todos os dias. Aproveite e inclua esses alimentos em sopa ou saladas.

3 – Beba muita água

Beber agua é muito importante para o nosso organismo, por isso, beba no mínimo de 1 a 2 litros por dia – isso ajudará na prevenção do cansaço, enquanto ajuda a eliminar toxinas e mantém as células saudáveis.

Quando você se mantém hidratado, seu organismo funciona melhor e isso fica evidente até na sua pele.

4 – Evite o sal

Alimentaçãosaudável

O sal pode ser o grande vilão na sua alimentação, ele aumenta a pressão arterial e isso pode lhe trazer uma série de problemas, por isso limite o sal pelo menos a 6 g por dia (2.4 g sódio).

5 – Cuidado com açúcares e alimentos gordurosos

Os açúcares aumentam os índices de glicemia do corpo, por isso reduza a quantidade não só do açúcar físico, como de doces e similares. Prefira o mel, uma vez que é um adiante natural.

Reduza a quantidade de gordura na sua dieta, principalmente das carnes e frituras, opte por alternativas com menos gorduras, como carnes brancas e, sempre que possível, prefira grelhados ou assados.

Elimine o óleo e troque-o sempre por azeite, do mesmo modo escolha sempre alimentos que são ricos em fibras.

Deu para perceber que ter uma alimentação saudável depende exclusivamente de você, certo?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados