Colégio Web

Alimentação e Receitas Nutritivas para as Crianças

Uma dieta equilibrada para crianças é fundamental. Confira dicas de alimentação para a garotada e receitas nutritivas e saborosas para o dia a dia!

Publicidade

Adultos e crianças que praticam esportes precisam de uma alimentação rica em nutrientes e carboidratos. A alimentação é importante para a criança que está na fase de crescimento e desenvolvimento. Ainda mais quando pratica algum tipo de esporte ou uma atividade física. Uma alimentação adequada é regrada de legumes, frutas, verduras, grãos, leite e seus derivados, carboidratos (pão, macarrão, batata, mandioca, etc).

Cardápio perfeito

Uma dieta equilibrada para o pequeno esportista é fundamental. Um especialista pode ajudar numa dieta adequada e balanceada para cada criança. Dependerá muito da preferência de cada uma, da atividade a ser realizada, a frequência da atividade, o esforço realizado, a duração de cada atividade; tudo isso deve ser analisado pelo profissional para a elaboração de um cardápio perfeito!

Antes de iniciar qualquer atividade física a criança precisa ingerir carboidratos, além de frutas e cereais. Nas grandes refeições (almoço e jantar) é hora de abusar das frutas, legumes, leguminosas, verduras, carnes grelhadas e carboidratos. Tudo pode, com exceção das frituras. Na hora do lanche, um sanduiche pequeno e um suco para refrescar!

Dicas:

  • Monte um cardápio variado para que a criança não enjoe dos mesmos alimentos. Vale a pena planejar, antecipadamente, o cardápio das refeições. Dessa forma, terá tudo que precisa para preparar uma refeição saudável e gostosa.
  • O nosso aparelho digestivo, após qualquer alimentação, funciona de forma mais lenta, e por esse motivo devemos nos alimentar 2 horas antes para a prática de qualquer exercício físico.
  • Evitar frituras, pois alteram o funcionamento do sistema digestivo, além de não fazer nada bem para a nossa saúde.  Os laticínios e seus derivados também devem ser evitados, pois podem causar enjoo, mal estar e até mesmo refluxo. Essas reações variam de acordo a sensibilidade de cada criança.

Hidratação

A hidratação é muito importante para o nosso corpo. Corpo hidratado é corpo sadio, portanto, a criança deve ingerir pequenas doses de água durante todo o dia. A água é essencial, mas também é permitido suco de frutas, vitaminas, água de coco e, até mesmo, chás no frio, que são, na verdade, água com aroma.

Alimentação Crianças

Receitas saborosas e nutritivas

Ensinaremos algumas receitas rápidas e nutritivas que podem fazer parte do cardápio da criança.

Sucos

  • Misture e faça combinações de frutas com água, água de coco e leite. Além de muito deliciosas são nutritivas. Experimente!
  • Faça um delicioso suco de maracujá com pera. Bata pouco o maracujá com a pera e água no liquidificador. Coe, adoce e sirva. É uma delicia!
  • Opções de combinações: abacaxi com hortelã; mamão e laranja; cenoura e laranja; cenoura, beterraba e laranja; goiaba com água de coco; maçã e laranja; mamão, laranja e maçã; manga e laranja; framboesa, tomate, acerola, tangerina, etc.

Dica: em todos os sucos pode-se colocar inhame cozido misturando no liquidificador junto com as frutas.

Vitaminas

Preparar vitaminas também é muito fácil!  Vitamina de abacate com leite; morango com leite; banana, leite e canela.

Use a criatividade e faça várias combinações; essas são algumas de muitas que você pode combinar. Crie novos sabores!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados