Colégio Web

Alimentação de Campeão!

Todos nós precisamos ter uma alimentação equilibrada e saudável. Em especial os atletas, eles precisam ter muito mais atenção quanto a isso. Confira!

Publicidade

Todos nós precisamos ter uma alimentação equilibrada e saudável. Devemos comer, todos os dias, alimentos variados como frutas, legumes e verduras, em quantidades moderadas, a fim de contribuir para o desenvolvimento e boa saúde do organismo.

Nossos atletas profissionais precisam também de uma alimentação equilibrada e saudável, assim como nós. A alimentação é importante para que tenhamos energia e força necessária para um bom desempenho nas atividades praticadas. A dieta para nossos atletas deve ser rica em nutrientes, pois uma dieta pobre de nutrientes é prejudicial a nossa saúde e é uma porta aberta para a entrada de doenças.

Como funciona a dieta de um atleta?

A dieta de um atleta deve ser acompanhada por um profissional – o nutricionista – que pode indicar qual a melhor alimentação para cada atleta. Isso dependerá do esporte a ser praticado, das características físicas de cada atleta, da quantidade e esforço que o esporte exige. Somente um profissional pode indicar e definir o cardápio ideal para as necessidades de cada atleta.  Mas é certo que na alimentação de um atleta não pode faltar: nutrientes como vitaminas, minerais e fibras (frutas, verduras e legumes), proteínas (carnes, ovos, feijão, leite e derivados) e carboidratos (pães, massas, batata, arroz e cereais). As gorduras e o excesso de sal e açúcar são evitados, pois não fazem bem para a nossa saúde, e principalmente, para um atleta.

Hidratação

ALimentação de Campeão

Para o atleta a água é imprescindível ao longo de todo o dia. O corpo de um atleta precisa estar hidratado. O esportista perde grande quantidade de líquidos e sais minerais durante os treinos, por meio do suor. Por esse motivo, ele deve beber água, bebidas isotônicas, água de coco antes, durante e depois das atividades. Não só o atleta, mas todos nós devemos deixar o nosso corpo hidratado, principalmente, nas épocas mais quentes do ano.

Algumas dicas devem ser seguidas para um perfeito rendimento físico e melhor qualidade de vida:

  • O atleta precisa consultar um médico e um preparador físico para realizar os exames médicos necessários para saber como está a saúde. Precisa também da preparação dos treinos e programas adequados para cada atleta, que serão desenvolvidas dependendo da atividade a ser realizada.  Como já mencionamos o atleta também precisa de um nutricionista para acompanhar a sua alimentação;
  • Alimentar-se antes de realizar qualquer atividade física é essencial. Nunca pratique qualquer atividade física em jejum. O corpo precisa, principalmente, de carboidratos para ter energia e força suficiente para realizar atividades físicas. Algumas horas antes de iniciar as atividades físicas consumir alimentos leves como frutas, vitaminas e cereais;
  • Cada atleta deve saber sobre os seus limites e deve realizar exames periódicos quando necessário. Solicitar ajuda de profissionais como psicólogos e fisioterapeutas se tiver qualquer lesão.

Importante!

Ser um atleta é realmente maravilhoso, ter o reconhecimento dos seus fãs, vibrar com a torcida, tudo isso faz parte do show, mas nem tudo são flores. É necessário muito treino, muita dedicação, muita disposição, além de todos os cuidados com a alimentação e com a saúde.

Todos nós somos atletas por vivermos nessa eterna maratona estressante de todos os dias. Portanto, viva com bom humor, saúde e disposição.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados