No dia Mundial da Alimentação, fique por dentro de algumas informações sobre alimentos e produtos e o que é Nutrição Clínica.

As características bioquímicas e fisiológicas são as mais observadas nos alimentos, mas a nutrição vai muito, além disso; é influenciada pelo meio em que vivemos, pelos costumes e hábitos, pela economia envolvida e por fatores psicológicos.

Os alimentos contêm uma diversidade enorme de nutrientes, os quais são explorados e estudados, para o melhor desempenho do corpo. Os nutrientes estão divididos em seis grupos: proteínas, carboidratos, lipídios, líquidos, minerais e vitaminas.

Funções

As funções dos nutrientes são três:

– Fornecer energia ao organismo;
– Ajudar no desenvolvimento e no crescimento de células;
– Manter em equilíbrio o bom funcionamento do organismo.

Existem doze vertentes para uma alimentação saudável, de acordo com pesquisas e estudos norte-americanos, no livro Nutrição para Saúde, Condicionamento Físico e Desempenho Esportivo, de Melvin H. Williams.

1. Equilibrar a alimentação com atividade física para manter ou reduzir o peso.

2. Escolher uma dieta balanceada que consista de uma ampla variedade de alimentos.

3. Escolher uma dieta com baixo índice de gordura total, gordura saturada e colesterol.

4. Escolher uma dieta abundante em produtos integrais, com cereais, legumes, frutas e vegetais, pois são ricos em carboidratos complexos e fibras.

5. Escolher uma dieta moderada em açúcares.

6. Escolher uma dieta moderada em sal e sódio.

Avaliação Nutricional

Avaliação nutricional serve para medir e analisar a quantidade de nutrientes que um paciente tem e precisa para manter uma vida saudável. Seus objetivos são:

– Identificar pessoas (adultos ou crianças) com desnutrição ou em risco nutricional.
– Estabelecer a quantidade de cada nutriente para cada indivíduo.
– Recomendar a maneira mais adequada para atingir o equilíbrio nutricional.
– Avaliar os resultados da terapia nutricional.

Índice de Massa Corporal

Lambert Adolphe Jacques Quetelet foi um estudioso que criou o Índice de Massa Corporal, também chamado de Índice de Quetelet. Este índice calcula quanto de gordura corporal uma pessoa contém, de acordo com seu peso atual e sua altura.

IMC = __PESO__
ALTURA²

Abaixo segue a tabela que mostra as classificações dos números atingidos.

Índice de Massa Corporal

Classificação Resultado Atingido
Abaixo do Peso Abaixo 18.5
Peso Normal Entre 18.5 e 24.9
Obesidade Leve Entre 25 e 29.9
Obesidade Moderada Entre 30 e 39.9
Obesidade Severa Acima de 40

Fonte: Livro Terapia Nutricional Enteral e Parenteral

Este cálculo é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ou seja, é utilizado em todas as partes do mundo. Mas há problemas nos resultados.

Uma pessoa que é muito musculosa apresenta IMC alto, mas isso não significa que ela esteja acima do peso saudável/ideal. O peso dos músculos e peso das gorduras não são distintos durante o cálculo, por isso, o IMC apresenta falhas.

Pirâmide Alimentar

A Pirâmide Alimentar traz as informações necessárias para uma pessoa com cotidiano comum, que estuda, trabalha e pratica atividades físicas. Nessas informações estão inclusas as quantidades de cada nutriente, os horários mais propícios, de acordo com as Recomendações de Ingestão Diária (Recommended Dietary Allowances – RDA), estabelecidas peça Food Nutrition Board (FNB), pertencente a National Research Council (NRC), empresa de pesquisa reconhecida mundialmente.

Todos os tipos de alimentos podem ser consumidos, somente precisam ser dosados em quantidades adequadas para o organismo. Produtos com grande concentração de gordura ou de açúcar devem ser evitados ou ingeridos esporadicamente.