Colégio Web

AIDS: o grande perigo no século XXI

Publicidade

As doenças sexualmente transmissíveis ainda geram muitos tabus, e a AIDS é uma delas. Essa doença era tão falada como atualmente, mas ainda hoje as pessoas possuem dúvidas do que significa, como você pode se infectar pelo vírus, prevenção e tratamento.

Por isso, fizemos um texto repleto de informações para que você fique por dentro acerca da Aids. Essa é uma doença causada pelo HIV, do qual o vírus ataca as células de defesa do corpo.

E quando essa doença é detectada, o indivíduo passa a ser soro positivo, ficando com as condições imunológicas mais baixas, o que acaba sendo uma porta de entrada para diversas doenças. Assim, um simples resfriado para quem é soropositivo pode virar algo muito mais perigoso, caso não seja tratado.

Antigamente, quem recebia o diagnóstico dessa doença era como se soubesse que a morte estava próxima, por conta da falta de recursos. Mas, hoje em dia existem vários soropositivos que convivem muito bem com a doença e se tratam.

Aids

Tratamento

Assim como qualquer tipo de doença, quanto mais cedo souber o diagnóstico, ainda melhor será o resultado no decorrer do tratamento. Embora a Aids não tenha cura, o paciente pode ter acesso gratuito a hospitais especializados ao tratamento anti-retroviral.

Esse tratamento tem o objetivo de aumentar a imunidade do paciente, reconstruindo todo o seu sistema imunológico.

Sintomas

Os primeiros sintomas que geralmente começam a aparecer são: febre, perda de peso e também diarreia.

Causas

Aids HIV

Muitas pessoas pensam que a Aids atinge somente por meio de relações sexuais, mas ela também pode ser adquirida através da gravidez e contaminação de sangue. Por isso, a importância de, por exemplo, ao frequentar uma manicure é necessário saber se os objetos são esterilizados ou então descartáveis.

Separamos em tópicos algumas causas mais comuns:

  • Relação sexual sem o uso de camisinha
  • Sexo oral sem camisinha
  • Sexo anal sem camisinha
  • Uso de seringa por mais de uma pessoa
  • Transfusão de sangue contaminado
  • Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação
  • Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados