Colégio Web

Acne: Entenda e saiba como tratar

Você sabia que a acne atinge 80% dos adolescentes e é uma doença muito comum entre os adultos, principalmente, nas mulheres? Confira muito mais detalhes!

Publicidade

Você sabia que a acne atinge 80% dos adolescentes e é uma doença muito comum entre os adultos, principalmente, nas mulheres?

Vamos entender sobre o que é a acne, bem como suas consequências psicológicas e como tratar essa doença que atinge tantas pessoas, principalmente, na fase adulta.

O que é a acne?

A acne é uma doença da pele que se caracteriza pela inflamação do folículo piloso (base do pelo) e das glândulas sebáceas.

O folículo inflamado forma pequenos nódulos avermelhados e doloridos que chamamos de espinhas.

A acne se manifesta nas áreas de maiores concentração de glândulas sebáceas como a face, o peito e a costa.

Características da Acne

A doença possui traços genéticos, ou seja, filhos de pais que tiveram ou tem sensibilidade à acne possui 50% de chance de manifestação da doença.

Geralmente, a doença atinge adolescentes entre a faixa dos 13 aos 18 anos sem distinção entre homens e mulheres. Na adolescência, a causa do aparecimento das lesões se dá devido à manifestação dos hormônios sexuais.  Nessa fase, a alteração hormonal está em plena ebulição permitindo maior oleosidade na pele, principalmente, na face (queixo, nariz e testa).

Já na fase adulta, as causas para a manifestação da doença estão relacionadas a fatores como o estresse, o tabagismo, a hereditariedade e problemas hormonais.

Acne

Estatísticas

As estatísticas demonstram que cerca de 50% das pessoas têm o que se classifica como acne leve; 40% possuem o tipo moderado; e 10% o tipo de acne mais grave com inflamações mais intensas e profundas.  As pesquisas comprovam que a população masculina possui a forma grave da acne.

Alguns estudos recentes comprovaram que a alimentação influencia na piora da acne. Não podemos entender como regra, mas a ingestão de alimentos gordurosos, chocolate, frituras, refrigerantes, e outros alimentos demonstraram piora consumidos em pacientes com acne. Sendo assim, os especialistas orientam evitá-los.  Além de que, nas mulheres esses alimentos também contribuem para o aparecimento da celulite.

Principais fatores para o aparecimento da acne na mulher

Na mulher, as alterações hormonais são o principal fator para o aparecimento da acne. Uma das causas seria a síndrome dos ovários micropolicísticos (hiperandrogenismo).  O uso de cosméticos inadequados também é outro fator que agrava ainda mais a situação.

Tratamento da Acne

O tratamento ideal irá depender de cada caso da doença e de seus fatores geradores. Somente quem pode avaliar o melhor tratamento é um especialista (dermatologista).

Casos mais leves e moderados são tratados com sabonetes e produtos tópicos e antibióticos orais. Em casos mais graves, costuma-se indicar o tratamento com o medicamento isotretinoína oral que faz com que as células produtoras do sebo diminuam ou morram. O tratamento com esse medicamento é contra indicado para mulheres grávidas ou que pretendem engravidar causando má formação no feto.

Outros procedimentos dermatológicos que podem ajudar no tratamento são limpeza de pele, peelings e a terapia fotodinâmica.

Sempre que a situação tiver envolvida com a condição hormonal o tratamento deve ser multidisciplinar, ou seja, com acompanhamento de um endocrinologista e um ginecologista.  Em casos mais graves acompanhamento de psicólogo também ajuda no tratamento, pois uma pessoa com acne grave possui a autoestima abalada.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados