Colégio Web

A energia é proveniente dos alimentos; confira!

Publicidade

Criançada! Prestem atenção no que vou comentar agora! Devemos tomar muito cuidado com os alimentos calóricos. Se você abusar, alguns quilinhos na balança poderá ganhar e gordinho ou gordinha irá ficar! Por esse motivo, vamos aprender sobre as calorias e os alimentos?

O que são as Calorias?

Caloria é a unidade de medida da energia dos alimentos. Nós precisamos de duas a três mil calorias por dia. Para estar alimentado, adequadamente, e ganhar as calorias necessárias para desempenhar suas atividades diárias você deve fazer uma boa alimentação. Não adianta se comer o pacote inteiro de biscoitos de morango ou de chocolate, eles possuem uma grande quantidade de açúcar e gordura que são prejudiciais ao nosso organismo.

Você não pode levar em conta apenas a quantidade de calorias e achar que está bem alimentado. É necessário compor uma refeição balanceada com quantidade de calorias que o nosso corpo precisa e mais os nutrientes, proteínas, carboidratos, gordura, água e sais minerais.

Vamos aprender sobre os Carboidratos!

Eles têm a força! Os alimentos energéticos são ricos em açúcares (carboidratos). Eles se transformam no nosso corpo em açúcares, fornecendo energia para funcionar de forma adequada, além de serem ricos em fibras. Assim, você consegue correr, pular e brincar à vontade.

O pão, macarrão, cereais como o arroz e milho, as frutas são alimentos ricos em carboidratos. É muita energia para gastar!

Alguns vegetais acumulam energia em forma de amido. São ricos em amido os vegetais como a batata, a mandioca, o milho, e o trigo. Quando ingerimos os alimentos como o amido e açúcares fabricamos a glicose. Ela é necessária para os movimentos dos nossos músculos.

Carboidratos e Açúcares

Agora é a vez aprendermos sobre o açúcar!

Você sabia que o açúcar que usamos para adoçar as comidas e as bebidas vem da cana-de-açúcar? Isso mesmo! Aquela planta verde com folhas compridas que formam os canaviais! Mas esse não é único açúcar que existe. O leite e as frutas possuem os seus próprios açúcares naturais que chamamos de lactose e frutose. Você já percebeu que algumas frutas são tão docinhas! Por exemplo: o mamão, a maçã, a melancia, a uva, o morango, a ameixa, a mexerica, a laranja e tantas outras frutas deliciosas.

Lembre-se que o consumo exagerado de açúcar, que usamos para adoçar os doces e as bebidas, é prejudicial a nossa saúde. Ele pode causar doenças como a diabetes.

Portanto, você deve controlar o consumo de doces e abusar das frutas! Coma muitas frutas! Elas são saudáveis e saborosas. Além de ajudar a manter o nosso corpo bem disposto, prevenindo o organismo de doenças.

E os Alimentos Reguladores?

No reino dos alimentos reguladores tudo funciona na mais perfeita ordem. Não é a toa: são eles que ajudam o funcionamento do nosso corpo. Os alimentos reguladores são ricos em vitaminas e sais minerais, e estão presentes nas verduras, frutas e legumes. Esses alimentos são ricos em fibras e ajudam o estômago e o intestino a funcionarem melhor, regulando essas funções tão vitais ao corpo.

Agora que aprendemos sobre os alimentos e como são importantes para nosso corpo que tal fazermos uma refeição bem colorida e deliciosa!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados