Colégio Web

8 fatores que prejudicam a pele e provocam o envelhecimento

Publicidade

Para ter a pele bonita e sempre jovem, é preciso cuidá-la com muito carinho e dedicação. Não é fácil manter uma pele sem manchas e rugas. O tempo é implacável para todos e logo começam a aparecer as indesejáveis linhas de expressão.

A pele precisa de muitos cuidados para continuar sempre bela e com aspecto jovial. Para isso, precisamos observar alguns fatores que prejudicam muito a ajudam no envelhecimento da pele. Vamos observar quais seriam esses fatores e o que podemos fazer para ajudar a natureza.

Fatores que provocam o envelhecimento e prejudicam a pele

Envelhecimento Precoce

Genética

O fator genético influencia e muito no envelhecimento da pele. Geralmente, quando vemos uma mãe com a pele bonita e sem rugas ou marcas de expressão é quase certo de que sua filha também terá uma pele boa. Mas como nem tudo é perfeito, com o passar dos anos, as nossas células vão envelhecendo e diminuem a fabricação de colágeno.

O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso organismo, que diminui em quantidade de acordo nosso envelhecimento. O nosso organismo produz essa proteína de forma mais lenta ocorrendo o desgaste das articulações e a flacidez da pele, além do aparecimento de muitas doenças.

Tabaco

O tabaco possui muitas substâncias tóxicas que aumentam a produção de radicais livres. Se você observar, poderá constatar que um fumante possui a pele com rugas acentuadas na região dos olhos e lábios. Além de que os lábios estão sempre arroxeados devido à falta de oxigenação.

Desidratação

A pele precisa sempre estar hidratada, seja por dentro ou por fora. Como podemos hidratar a pele? Bebendo pelo menos dois litros de água por dia. O corpo humano é formado por cerca de 80% de água, sendo assim ela é vital para a nossa pele e para nosso organismo. Recomenda-se que o uso de hidratante seja indicado por um especialista, pois ele poderá recomendar um creme para cada tipo de pele.

Precoce Envelhecimento

Sol

O sol é um dos fatores que mais prejudica a pele. Ele não permite que o colágeno seja produzido de forma adequada e por sua vez diminui a elasticidade da pele.

Ausência de sono

O sono age no nosso organismo como fonte restauradora de energia e bem-estar devido à liberação de endofinas. Portanto, dormir bem é essencial para a pele.

Estresse

O estresse causa sérios problemas em nosso organismo e um deles afeta diretamente o envelhecimento da pele.

Má alimentação

O ideal é ter uma alimentação saudável com proteínas e vitaminas, não somente para a produção de componentes essenciais para a pele, mas também para todo o organismo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados