Colégio Web

6 Tipos mais comuns de psoríase

Publicidade

A boa aparência é essencial para a autoestima, principalmente na hora de uma entrevista de emprego, nos relacionamentos e trabalho. Afinal, ninguém quer ter problemas de pele, não é mesmo?

Pesquisas realizadas revelaram que cerca de 70% dos brasileiros possuem psoríase. E a doença atinge cerca de 3% da população mundial.

O que é psoríase?

Psoriase Tipos

É uma doença inflamatória crônica na pele que provoca formação de placas vermelhas em partes específicas do corpo como os joelhos, cotovelos, couro cabeludo e também nas articulações. Não é uma doença contagiosa, mas causa coceira, descamação, sensação de queimação e dor; a pele fica ressecada e com rachaduras.

A doença não possui uma causa específica. Pode ter origem genética ou pode surgir por meio de infecções bacterianas ou virais, qualquer lesão na pele, estresse, falta de luz solar ou excesso de bebida alcoólica. É uma doença que pode ocorrer na infância e a partir dos 30 anos.

Não há cura conhecida para a doença e o tratamento oferece tratamento momentâneo apenas para o alívio dos sintomas.

Tipos mais comuns de psoríase

Psoriase Tipos Comuns

Psoríase em placas ou vulgar é a manifestação mais comum da doença com formação de placas avermelhadas com esquemas esbranquiçadas.

Psoríase ungueal é uma doença que afeta os dedos das mãos e dos pés e as unhas. As unhas perdem a cor, ficam quebradiças e escamam, além de crescerem de forma anormal. Dependendo do grau da doença, as unhas chegam a se soltar da pele e até esfarelar.

Psoríase do couro cabeludo é muito semelhante à caspa. O couro cabeludo escama de forma espessa, enquanto coça.

Psoríase gutata é desencadeada a maior parte das vezes por infecções bacterianas. É caracterizada por pequenas feridas em forma de gota no tronco, braços, pernas e couro cabeludo. As feridas são cobertas por uma fina camada, diferente das escamas. Esse tipo é geralmente mais frequente em crianças e adolescentes antes dos 30 anos.

Psoríase invertida é uma doença que atinge principalmente as áreas úmidas do nosso corpo como axilas, virilhas, embaixo dos seios e ao redor dos genitais. A doença fica ainda mais grave quando se trata de pessoas obesas ou quando a pessoa possui sudorese.

Psoríase artropática é uma doença que atinge as articulações causando dores fortes, além de descamação e inflamação na pele. A doença pode causar rigidez progressiva nas articulações que chega a ser menos grave que a artrite.

Esses são apenas os tipos mais comuns da doença. Se você sentir algum sintoma como os mencionados procure um médico especialista para o início do tratamento.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados