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5 nutrientes essenciais para as crianças

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O bebê consome o alimento essencial para o seu desenvolvimento que é o leite materno. Quando inicia a fase das refeições é possível oferecer vários alimentos que são indispensáveis para o seu crescimento e desenvolvimento.

Quando a criança entra na fase seletiva, é preciso muito cuidado, pois ela deixa de consumir alimentos essenciais ao seu organismo. Sendo assim, é de grande importância que os pais participem das refeições, oferecendo os alimentos necessários para uma alimentação saudável e equilibrada.

O cardápio infantil deve conter todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento físico e mental. Portanto, não pode faltar as proteínas, vitaminas e minerais. Esses nutrientes são a base da formação dos ossos, dentes, tecidos, formação do sistema imunológico, sistema nervoso e muscular.

Nutrientes essenciais para as crianças

Carne vermelha

Alguns alimentos e nutrientes são essenciais para o desenvolvimento do corpo humano, principalmente para a formação e desenvolvimento das crianças. Vamos listar os alimentos que são importantes para as crianças e suas propriedades.

Ferro

Ausência de ferro no organismo das crianças é algo comum e preocupante. O ferro é importante para evitar doenças, como a anemia que podem gerar grandes problemas principalmente de aprendizado. As crianças precisam de grandes quantidades de ferro para o seu crescimento físico e mental. Alguns alimentos que contém ferro: feijão, carne vermelha, fígado de boi, folhas verdes (espinafre, couve, brócolis), beterraba, lentilhas e ervilhas. Os alimentos que contém vitamina C ajudam a potencializar o ferro no organismo.

Cálcio

É o principal nutriente para o desenvolvimento e crescimento dos ossos e dos dentes.  Alimentos essenciais que possuem cálcio são: leite, queijos e seus derivados, iogurtes, carnes, frango, peixes, frutas, cereais, hortaliças e batata.

Vitamina A

É importante para o desenvolvimento das células e da pele. Os alimentos que a possuem são: cenoura, batata doce, espinafre, ovos, abóbora, melão, papaia, damasco, ervilha, beterraba e fígado.

Alimentação saudável para as crianças

Vitamina C

Atua no aumento da imunidade da criança e estimula o seu crescimento. Os alimentos que possuem vitamina C são: brócolis, pimentão, pimenta, e frutas cítricas (limão, laranja, tangerina, acerola e kiwi).

Vitamina D

É fundamental para o metabolismo do cálcio no organismo, potencializada pela ação do sol. Os alimentos que possuem a vitamina D são: ovos, cogumelos e peixes (salmão, sardinha e atum).

É preciso incentivar nas crianças o consumo de todos os alimentos para que tenham uma alimentação rica em nutrientes e cresçam de forma saudável.

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