Colégio Web

3 exames que todos devem fazer anualmente

Publicidade

O ano de 2015 já começou e com certeza você deve conhecer alguém que todo ano faz aquela bateria de exames para saber se está tudo bem. Mas e você, está com os exames em ordem? Geralmente, são os mais velhos que sempre estão com os exames feitos e uma vez ao ano fazem aquele velho e bom conhecido “check up”.

Porém, determinados exames precisam ser realizados independentemente da idade ou sexo. Por isso, neste texto você vai conhecer os 3 tipos de exames que todos devem fazer anualmente. Alguns devem ser feitos por ambos os sexos, outros por apenas mulheres e etc.

Eles servem para saber como andam as taxas, já que é sempre bom ficar ligado quando o assunto é saúde.

Exame de sangue

Exame de Sangue

O exame de sangue é um tipo de exame de coleta muito simples e que todas as pessoas precisam fazer ao longo da vida: desde as crianças até os idosos. Por meio deles, descobrimos como anda a taxa de várias coisas no nosso corpo, por exemplo, com ele é possível detectar doenças como: anemia, celíaca e por ai vai.

Além disso, você pode descobrir se há alguma vitamina que está em baixa no seu organismo, e tratar de repor. Há pessoas, por exemplo, que ao não tomarem sol acabam tendo a vitamina D muito abaixo do que a média necessária. Assim, apenas por um exame de sangue é possível verificar a quantidade desta vitamina no seu corpo e repor com remédios ou apenas tomando a quantidade de sol adequada.

A cada ano é recomendado ir ao médico e pedir um exame de sangue para saber como anda a sua saúde, desde os mais pequenos até os mais idosos é fundamental. Além disso, este exame é rápido e, nos dias de hoje, em questão de um a dois dias dependendo do tipo do exame de sangue, poderá ter o resultado pronto para consulta.

Mamografia

A mamografia é um exame que deve ser realizado a cada por ano por mulheres. Uma grande dúvida que ronda é a partir de qual idade que ele deve ser realizado. A verdade é de que nos dias de hoje cada vez mais as meninas estão tendo a primeira menstruação mais cedo e também estão iniciando a vida sexual também com mais antecedência.

Portanto, a dica é que a partir do momento que ocorreu a menstruação ou então a jovem está tendo relações sexuais, o ideal é fazer uma visita ao ginecologista e pedir a bateria de exames, incluindo a mamografia.

O exame serve para detectar se há algum tipo de anormalidade nos seios, podendo ser descoberto miomas, nódulos e câncer de mama.

3 exames que todos devem fazer anualmente

Exame do toque

O exame do toque é um exame realizado por homens que se aproximam da faixa etária mais madura da vida, por volta de 50 anos. Porém, infelizmente, embora muitos homens façam o exame anualmente, alguns ainda possuem preconceito.

A verdade é que o preconceito deve ser deixado de lado na hora de cuidar da saúde. Isso porque este exame é fundamental para detectar câncer na região e outros tipos de anormalidades.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados