Colégio Web

3 alimentos nutritivos para o inverno

Publicidade

As temperaturas baixas já demonstraram que o inverno que se aproxima não está de brincadeira. Esse será muito frio e será preciso que você se previna com muitos agasalhos, bebidas quentes e entretenimentos mais caseiros. Com o frio, algumas doenças típicas da estação ocorrem com frequência e você precisa balancear a sua alimentação para um inverno sem doenças.

Alimentos nutritivos para o inverno

Para ajudar no aumento da imunidade, retiramos da natureza muitos nutrientes que fazem bem para a nossa saúde e evitam doenças. Preparamos uma lista dos alimentos que são nossos aliados nessa luta. Preparamos também uma receita rápida, mas bem nutritiva, que você pode experimentar. Vamos conhecer esses alimentos!

 Mel

Mel

O mel é um desses aliados da natureza que ajuda na prevenção de muitos problemas respiratórios, provocados por doenças como gripes e resfriados. O mel é um alimento viscoso e açucarado que é produzido pelas abelhas por meio do néctar das flores e armazenado em favos. As abelhas também se alimentam do mel que produzem, e atualmente, as abelhas são domesticadas facilitando assim a produção do mel.

O mel é um alimento muito importante que pode ser utilizado como complemento alimentar, possui alto valor nutritivo, vitaminas, minerais e aminoácidos que ajudam no equilíbrio do nosso organismo.

Abacaxi

O abacaxi é uma fruta típica de países tropicais e subtropicais, portanto não se adapta em regiões de clima frio. Nessa época do ano, o abacaxizeiro está florindo para a coleta de novos frutos na primavera. A fruta é muito suculenta e possui grande quantidade de fibras, portanto ótima para o funcionamento do aparelho digestivo. Além disso, o abacaxi contém vitaminas A, C e vitaminas do complexo B.

Dica: sabemos que o abacaxi está maduro para seu consumo quando puxamos a sua folha da coroa. Se a folha soltar facilmente, o fruto está maduro para o consumo, caso contrário está verde e é preciso um tempo maior para amadurecer. Utiliza-se do abacaxi até a casca na preparação de sucos, geleias, sorvetes, cremes e bolo.

Limão

O limão é uma fruta cítrica e produzida durante todo o ano. Existem diversas variedades de limão, de casca lisa ou áspera. As mais conhecidas são: siciliano, galego, cravo e tahiti. Seja qualquer variedade, o limão possui propriedades como a vitamina C, ferro, cálcio, sais minerais, fósforo e vitaminas do complexo B. É importantíssimo para a prevenção de doenças como gripes e resfriados. Veja uma receita que você pode fazer com o limão (e com o mel!):

Receita Limão

Receita de molho para salada

Ingredientes:

1/2 de xícara de suco de limão

1/3 de xícara de azeite
1 colher de sopa de mel

Misture todos os ingredientes e coloque na salada. Bom apetite!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados