Colégio Web

O Romantismo – Temas e interesses

Publicidade

O romantismo – Temas e interesses.
Existem alguns temas importantes que acabou sendo reforçado por causa da multiplicidade de assuntos que mostrava alguns acontecimentos no mundo naquela época, tudo isso por causa da liberdade de criação. Os temas que apareceram são: 

Nacionalismo.

É bastante vista a importância do folclore, da cor local, do passado histórico, mítico e lendário, a exaltação da natureza, ou seja, os temas nacionais são os mais valorizados, e as transformações dos Estados Nacionais surgiu pela Revolução Industrial. A Idade Média foi transformada em fonte de várias sugestões temáticas, européias e formais. Os países do Novo Mundo queriam criar um passado heróico, uma tradição que sustentasse o nacionalismo, então o índio foi descoberto e passou a ser bastante importante na literatura americana, foi comparado a um cavaleiro medieval em que ele é um herói alguém nobre, idealista, lendário, um guerreiro fiel aos seus deveres. Um exemplo bastante claro da idealização do índio é o personagem de José de Alencar (Peri), que tem mais semelhança com Ivanhoé do que com os sofridos índios tupis, guaranis entre outros. 

Religiosidade.

A religiosidade e a redescoberta das fontes bíblicas são percebíveis em alguns momentos do Romantismo em que a irregularidade é bastante vista. Podemos perceber que os autores: Alvarez de Azevedo, Fagundes Varela e Gonçalves de Magalhães fazem parte do contrito religioso e que muitas vezes aparecem no mesmo autor. 

Ilogismo.

O subjetivismo faz com que os românticos acreditem em si mesmos e no mundo que eles mesmos crião, eles são guiados pela emoção e pela intuição, por mais que isso ferisse a lógica e a razão, a partir disso ocorre o que chamamos de Ilogismo, pois há a instabilidade emocional alegria/tristeza, entusiasmo/depressão.

Idealização da Mulher.

A mulher na maioria das vezes era tida como um anjo, poderosa ou alguém jamais poderia ser atingida, em outros casos era considerada um demônio que seria capaz de matar um homem ou levá-lo à loucura.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados