Busca Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Literatura » Romantismo » Características do Romance Romântico
Postado em 01/06/2012 11:03, atualizado em 02/08/2016 09:57

Características do Romance Romântico

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

1O Romantismo acabou surgindo em determinado cenário literário que mostrava um movimento de renovação das linguagens. A arte precisava ser identificada com padrão mais simples. A classe média queria ser o foco, a burguesia se interessava por tal palco. Dessa forma, as expressões artísticas terminaram por assumir um jeito mais anticlássico. Havia renúncia ao padrão que marcava os séculos anteriores de tradição.

O anúncio da liberdade de expressão, tão marcante entre os românticos, acabava por atrair as pessoas. O sentimento individual era levado em conta. Assim, de forma natural, esse traço foi conduzindo as linguagens nesse período. Um período histórico, diga-se de passagem, marcado pela forte pressão do surgimento do capitalismo.

Características

A aproximação com o público burguês fez com que o folhetim se fizesse cada vez mais presente nos espaços sociais. Nas produções, algumas características marcantes. Observe abaixo.

Imaginação e sentimento: era necessário crer nas capacidades individuais para que as formas e conteúdo de uma produção artística fossem vistas como romântica. Assim, além dos autores consagrados, era de observar aqueles artistas mais originais na individualidade.

Fugir da realidade presente: evadir era a palavra de ordem. Os autores românticos gostavam de se colocar no ideal nacional, na manifestação coletiva, e se encantavam pelos ideais iluministas vindos da Europa. Os desajustes sociais os incomodavam e de forma verdadeira acabavam por nascer confrontos entre os valores que focavam no subjetivo e na força das emoções. Nesse cenário, a morte era uma forma de fugir da tal realidade cruel. O alívio para o mundo tão degradado. Os amantes se encontrariam após a morte e estariam livres dos entraves da vida. O mundo utópico era venerado pelos ideais dos românticos. A noite, a solidão e os mistérios também os agradavam.

Nacionalismo: a política passou a ser transformada. Os Antigos Regimes perderam espaço e soberania nos países. O cidadão deixa de ser súdito e passa a valorizar sua pátria.

Burguesia X Nobreza: burgueses e nobres disputam o poder. O trabalho e o esforço pessoal valem mais do que as heranças familiares.

Tema medieval: o tema Medieval se faz presente por trazer o elemento do heroísmo. O perfil do herói romântico é daquele que age, sofre, mas supera os obstáculos. Assim são os cavaleiros medievais.


Publicidade

Pela Web

Comentários