Colégio Web

O Teatro

Publicidade

6. O Teatro 

Joracy Camargo, vindo do Teatro de Brinquedo, em 1932 estreou sua peça “Deus lhe Pague”, uma comédia representada por Procópio Ferreira. A obra teve um bom resultado, tendo em vista que retratava o sentido vivido na época, ou seja, a grande crise mundial que acabava por gerar uma grande inquietação política. 

Em 1933, o teatro brasileiro foi marcado por uma transformação com a peça “O Rei da Vela” de Oswald de Andrade. A peça representava o retrato das idéias preconceituosas em relação a cultura e a sociedade brasileira que era bastante presente nesta época. Este mesmo autor também criou as peças “O Homem e o Cavalo” e “A Morta”, com as mesmas idéias. 

A verdadeira transformação do teatro brasileiro ocorreu quando foi desenvolvido o movimento teatral “Batalha da Quimera”, por Renato Viana, Ronald de Carvalho e Heitor Vila-Lobos. Essa foi a primeira vez que no Brasil arriscava-se a fazer um espetáculo adaptado com todos os aspectos, usando elementos como luz, som, planos diversificados e efeitos dramáticos. 

Nesta época, ocorria na Europa uma revolução cênica que influenciou o surgimento do “Teatro do Estudante” no Brasil em 1938. 

Primeira edição do livro O Homem e o Cavalo

Primeira edição da obra O Rei da Vela

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados