Colégio Web

Conclusão sobre Reforma

19th century --- The Cotton Industry. Carding, drawing and roving. Engraving, 1835. --- Image by © Bettmann/CORBIS

Publicidade

A Reforma Religiosa foi um movimento espiritual motivado pelas condições econômicas, sociais, politicas e intelectuais que caracterizava o século XVI.

Esse movimento trouxe consequências para praticamente todas essas áreas, por exemplo, no campo social a reforma contribuiu para o desenvolvimento de guerras camponesas; economicamente proporcionou um considerável crescimento comercial; e politicamente o protestantismo afetou toda a conjuntura internacional européia, causando as guerras de religião.

Mudanças econômicas

O surgimento do capitalismo fez surgir, logo de início, uma das principais características de tal sistema: a economia passando pelo controle estatal. Nesse fase, mercantilista, este traço foi marcante. A troca comercial era valorizada, pois tratava-se de sinônimo dos enriquecimentos. Assim, nesse período, o capitalismo era visto como pré-capitalismo, ainda marcado por trocas de mercadorias. A moeda era recém chegada nesse processo.

As principais características: monopólios comerciais, acumulação de metais, medidas para proteger as nações em termos de alfandegas, balanças comerciais que priorizavam mais vendas dos produtos do que importações. Assim, mantinha-se o famoso superávit.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados