Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Geografia » Região Norte » A Paisagem Natural da Região Norte
Postado em 01/06/2012 10:06

A Paisagem Natural da Região Norte

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Região Norte

A mais extensa Região do Brasil ocupa uma área equivalente a 45,25% do território, ou seja, quase a metade do País. Sua população, no entanto, corresponde a apenas 7,6% da população brasileira. É comum usar o termo Amazônia como sinônimo de Região Norte. Mas a Região Norte é apenas uma parte da Amazônia o.u Região Amazônica, espaço que vai além do território brasileiro, estendendo-se por outros países sul-americanos.

Você vai conhecer melhor a Região Norte, onde predominam aspectos naturais como a floresta densa e heterogênea, o clima quente e úmido e os rios extensos e caudalosos que drenam terras de altitude geralmente pouco elevada.

NORTE: PAISAGENS NATURAIS

A Região Norte é conhecida pela densa floresta equatorial, pelo clima quente e úmido e, principalmente, pela grande quantidade de rios extensos e caudalosos que correm sobre um relevo em que predominam depressões e planícies. É a região do Brasil onde a paisagem natural mais interfere na ocupação do espaço.

O RELEVO 
De modo geral, o relevo da Região Norte apresenta baixas altitudes, com exceção das terras localizadas na divisa do Brasil com a Venezuela e as Guianas.

Que forma de relevo predomina na Região Norte?

Como nas demais regiões brasileiras, as formas de relevo da Região Norte não são homogêneas. Vamos estudar as seguintes unidades:

• Depressão Norte-Amazônica.

• Depressão Sul-Amazônica.

• Depressão da Amazônia Ocidental.

• Depressão do Araguaia-Tocantins.

• Planalto da Amazônia Oriental.

• Planaltos Residuais Norte-Amazônicos.

• Planaltos Residuais Sul-Amazônicos.

• Planície do Rio Amazonas.

• Planície do Rio Araguaia.

• Planície e Pantanal do Rio Guaporé.

• Planícies e Tabuleiros Litorâneos.

Além dessas unidades, há ainda a depressão do Tocantins, que acompanha o vale do rio de mesmo nome, a continuação dos planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba, no oeste do Maranhão, e a continuação do Planalto e Chapada dos Parecis, no leste de Rondônia.

AS DEPRESSÕES DO NORTE

A depressão é a forma de relevo predominante no Norte, constituída tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares.

Depressões Norte-Amazônica e Sul-Amazônica – Ocupam terras de quase todos os estados da Região, com exceção do Acre. São depressões modeladas sobre rochas cristalinas. Apresentam topo levemente arredondado e pequenas formas residuais de origem granítica, principalmente na depressão Sul-Amazônica.


Publicidade

Recomendados para você

Comentários

Publicidade