Colégio Web

Você sabe quais são os gases tóxicos?

Publicidade

É do conhecimento de praticamente todo mundo que nós inspiramos gás oxigênio e expiramos gás carbônico, sendo o primeiro essencial para a nossa sobrevivência e respiração, sendo ele o utilizado para nossas funções corporais. Porém, eles não são os dois únicos gases que fazem parte da nossa atmosfera e que existem no nosso mundo.

Hidrogênio, nitrogênio e ozônio são apenas alguns dos gases que podem ser encontrados no nosso planeta e que não são prejudiciais para nós, já que também os respiramos todos os dias durante o processo de respiração. Porém, nem apenas de gases benéficos o mundo é feito, sendo alguns deles consideravelmente tóxicos e perigosos, tendo sido utilizados até mesmo como armas químicas.

E é exatamente para que você conheça os principais gases tóxicos presentes no planeta é que nós separamos aqui diversas informações sobre o assunto.

Amônia

Produzido a partir da decomposição bacteriana de compostos nitrogenados e presente na urina das aves, a amônia tem uma concentração máxima permitida na atmosfera de apenas 25 ppm, ou seja 25 partes por milhão.

Você sabe quais são os gases tóxicos

Caso haja um valor acima deste na nossa atmosfera, grande parte dos seres vivos acabaria desenvolvendo problemas respiratórios graves e imunodepressão.

Gás Cloro

O gás cloro é extremamente tóxico e possui um odor bastante característico e desconfortável. No nosso planeta ele é encontrado principalmente na forma de cloreto de sódio nas minas de sal e também dissolvido na água do mar.

Apesar do cloro ser um elemento bastante conhecido e utilizado, inclusive para o tratamento de águas, como de piscina, em sua forma gasosa ele pode ser bastante prejudicial.

Monóxido de Carbono

Causador de diversas mortes, o monóxido de carbono não tem cor, gosto ou cheiro e é considerado um gás asfixiante, que causa uma deficiência de oxigênio dentro dos tecidos orgânicos do corpo.

gases tóxicos

Produzido por escapamentos de automóveis, sendo um resultado da combustão incompleta do carvão e do petróleo, ele é causador de diversos acidentes, principalmente com pessoas que permanecem em ambientes fechados com veículos ligados. Quando não é fatal, em baixa concentração o monóxido de carbono pode produzir afecções crônicas.

Dióxido de enxofre

Incolor, o dióxido de enxofre é um gás que se encontra diluído na água e que é extremamente irritante para as mucosas dos olhos e também para as vias respiratórias. Quando inalado em altas concentrações, pode causar efeitos agudos e crônicos na saúda humana, afetando principalmente o sistema respiratório, além de poder agravar problemas de âmbito cardiovascular.

Mais ainda, o dióxido de enxofre é também um gás prejudicial do ponto de vista ambiental, já que ele colabora para o aumento do efeito estufa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados