Colégio Web

Química Orgânica x Química Inorgânica – Diferenças

Publicidade

A química é o campo da ciência responsável por avaliar e estudar todos os fenômenos de composição, estruturação e propriedades da matéria, de modo a identificar e compreender todas as transformações por quais passará durante a passagem pelas reações químicas e ao passo em que estabelece sua relação com a energia. Trata-se de uma ciência experimental e exata, já que baseia-se em experimentações e comprovações táteis que possam explicar os processos que culminam nos resultados apresentados.

Os estudos da química partem da construção de inúmeros conceitos elaborados por muitos cientistas ao longo da história, tais como o Lovoisier e o conceito elaborado por ele sobre a conservação das massas, Dalton que elaborou o primeiro modelo atômico que se conhece, até chegarmos as proposições feitas por Boyle que alavancaram e deram ainda mais espaço para os estudos dessa matéria ao longo dos anos.

Quimica Organica

Sendo assim, é possível compreender o quão complexo é o estudo da química e, dessa forma, seria impossível abarcar todos os elementos indispensáveis para o seu aprofundamento, sem que a mesma fosse subdividida, de modo a tornar o estudo mais didático e levar em consideração cada um dos elementos importantes para o estudo. Assim, abordaremos as duas subdivisões mais amplas e relevantes para o conhecimento dos processos químicos: a química orgânica e a inorgânica.

Diferenças entre as Químicas

Quimica Inorganica

Química orgânica

A separação da química em orgânica ou não surgiu a partir da sugestão do sueco Torbern Olof Bergman que definiu seu objeto de estudo como um ramo da química que se dedicaria a estudar os compostos que fossem extraídos dos organismos vivos, ou seja, a química orgânica pode ser compreendida como a parte do campo do conhecimento responsável por estudar todos aqueles compostos que tem em sua base a estrutura de átomos de carbono, além de outros átomos que designam um organismo vivo, como oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, entre outros;

Química inorgânica

Essa parte da química se encarrega de estudar cerca de 95% das substâncias que existem em todo o planeta. Entende-se por substância inorgânica toda aquela que não possui o átomo de carbono organizado em cadeia em sua formação, de modo que se responsabiliza por estudar os elementos e substâncias químicas e naturais nesses moldes, analisando sua estrutura, propriedades e avaliando o modo como ocorrem as transformações e reações nele. As substâncias inorgânicas são tão amplas que foram divididas em quatro grupos de acordo com suas funções: ácidos, bases, sais e óxidos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados