Pode parecer curioso e ao olhar de alguns, até mesmo engraçado, mas, quase nunca paramos para pensar que a química que aprendemos na matéria da escola, não está só nas lições de casa e deveres escolares. Ela está presente nas nossas vidas onde menos imaginamos.

Estamos cercados por ela, aonde quer que vamos. É pela química que existem diversas coisas úteis no dia a dia de uma pessoa. Atividades simples que exercemos como, tomar banho, lavar os cabelos, escovar os dentes, e até passar desodorante, entre muitas outras coisas envolvem a química. E muitas dessas atividades só podem ser realizadas através e pela química, porém, quase ninguém sabe o que acontece realmente durante toda essa rotina diária.

Química aplicada no dia-a-dia

A ocorrência de uma reação química é feita devido ao aparecimento de novas substâncias, também chamadas de produtos, diferentes das originais que recebem o nome de reagentes. Quando as substâncias reagem, em determinados momentos ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência da reação e entre eles, um dos mais conhecidos é o desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, entre outros.

Um exemplo de reação química bastante comum em nosso cotidiano é a reação de combustão. Para ocorrer é necessária a presença de apenas três fatores, entre eles, um combustível, comburente e energia de ativação. Essa reação acontece na queima de um combustível que pode ser a gasolina, álcool, ou algum outro. Isto ocorre através da energia de ativação, na presença de um comburente que, em geral, é o oxigênio do ar (O2).

Além disso, diversas substâncias químicas também estão presentes em nosso cotidiano, mas, passam despercebidas aos olhos de muita gente, pelo fato da falta de conhecimento. Isso porque, elas não recebem o nome oficial da forma quimicamente falando, mas sim, passaram por motivos de facilidade da fala, adquirindo diversos outros nomes mais populares.

Química dia-a-dia

Pode ser citados muitos exemplos disso, entre eles, soda cáustica: hidróxido de sódio, sal de cozinha: cloreto de sódio, naftalina: naftaleno, aspirina: ácido acetilsalicílico, leite de magnésia: hidróxido de magnésio, cal apagada, cal hidratada ou cal extinta: hidróxido de cálcio, cal viva ou cal virgem: óxido de cálcio, mármore, calcário: carbonato de cálcio, água oxigenada: peróxido de hidrogênio, amoníaco: hidróxido de amônio, gás carbônico: dióxido de carbono, barrilha: carbonato de sódio, carbinol: álcool metílico, creolina: mistura de cresóis, formol: metanal, acetileno: etino e acetona: propanona.

Além de muitos outros utensílios úteis que são usados todos os dias, da qual a maior parte das pessoas não sabem de onde vem ou o que representam na química.