Colégio Web

Química Ambiental para leigos

Publicidade

A Química Ambiental é a ciência que estuda todos os processos químicos que ocorrem na natureza, sejam eles causados pelo homem ou não. Estuda também se esses processos comprometem a saúde humana e de todo o planeta.

O aumento da população da Terra aliado ao avanço constante da tecnologia estão causando uma influência cada vez maior na química do meio ambiente.

O pensamento antigo de que o planeta era tão vasto que as atividades humanas trariam apenas consequências locais no solo, na terra ou na água foi substituído pela percepção de que as ações do homem podem causar um impacto global que dificilmente é positivo.

Pela força negativa das transformações humanas, a preocupação de entender os resultados dos processos que as envolvem é cada vez maior. E é aí que entra em cena a química ambiental. No fim das contas, o bem-estar do meio ambiente depende dessa ciência, bem como da ação das pessoas.

Quimica Ambiental

Alguns dos resultados da ação maléfica do homem sobre o ambiente são:

  • Destruição da camada de ozônio, que protege o planeta da entrada de raios UV que são prejudiciais à saúde.
  • Aumento da incidência de chuvas ácidas.
  • Poluição de rios e oceanos, causando extinção de diversas espécies e grandes problemas no abastecimento hídrico.
  • Poluição do ar.
  • Smog, a fumaça da poluição que acumula na atmosfera urbana, proveniente da queima incompleta de combustíveis derivados do petróleo.
  • Aumento do efeito estufa.
  • Aquecimento global.

Em resumo, a química ambiental busca desenvolver medidas que possam beneficiar o meio ambiente. Entre os principais focos de estudo da química ambiental são:

  • Os processos químicos no ar, na água e no solo.
  • Poluição causada por radiação, dejetos químicos e biológicos.
  • Analisar, remediar e melhorar os processos químicos relacionados com a natureza.

É graças aos seus estudos que hoje podemos analisar e tentar reduzir os danos que o desenvolvimento desenfreado da indústria vem causando ao planeta. Isso beneficiará não só os elementos naturais como também o ser humano, ganhando mais qualidade de vida e cuidando do planeta que chama de casa.

A química ambiental enxerga e estuda o que muitos não conseguem ver. Que cuidar do meio ambiente é cuidar de si mesmo e evitar a própria extinção, além de crises como a hídrica e a energética.

Ambiental Química

Como surgiu a química ambiental?

A química ambiental teve sua origem na química clássica e acabou se tornando um conhecimento interdisciplinar. Isso acontece pois ela abrange conhecimentos da Biologia, Ecologia e Geologia.

Considerada uma ciência recente, foi oficialmente criada em 1994. Mas engana-se que a criação do pensamento entorno da química ambiental seja algo recente. Apesar de oficializada há apenas 21 anos, há relatos sobre os prejuízos do homem no ambiente que datam do século 17.

Os registros antigos relatam a preocupação em torno da região do Reino Unido, onde havia uma mina para a extração de carvão. Já em 1872 foi divulgada em um periódico inglês uma análise detalhada da qualidade do ar de cidades como Londres e Manchester, apontando, já naquela época, altas concentrações de CO2 na atmosfera.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados