Toda vez que cai água do céu achamos que é o mesmo tipo de chuva sempre. Porém, o que muito pouca gente sabe é que não existe apenas um tipo de chuva, mas sim uma série deles, cada um dono de algumas características especiais que dizem muito sobre o ambiente ao redor.

E é exatamente por isso que reunimos aqui um compilado falando um pouco mais sobre cada tipo de chuva existente e o que cada um deles significa. O mais interessante é que cada tipo de chuva é característica em um determinado momento ou situação.

Ficou curioso para descobrir mais? Continue lendo e confira.

Chuvas orográficas

Tipos Chuva

As chuvas orográficas também podem ser chamadas de chuva de relevo. Elas acontecem quando massas de ar que estejam carregadas de umidade atingem áreas que tenham presença de montanhas ou outros tipos de elevações, como serras e montes, – daí o nome “chuvas de relevo”.

O que acontece é que com isso as massas de ar sobem, o que favorece a condensação, consequentemente causando a formação de chuvas. Este tipo de chuva é de ocorrência bastante comum nas regiões de serra do mar no litoral do sudeste do Brasil e também na região do agreste de Pernambuco.

Chuvas de convecção

As chuvas de convecção são as tradicionais chuvas de verão que acontecem em diversas regiões do Brasil, principalmente no final das tardes. Elas acontecem quando existe uma evaporação intensa de água, que é provocada pelas altas temperaturas características do verão.

Toda essa evaporação é responsável por formar nuvens que ficam carregadas de umidade. Dessa forma, essas nuvens ganham uma alta altitude, tudo isso porque são impulsionadas pelo movimento vertical do ar, o que causa as chuvas.

As chuvas de convecção são caracterizadas por serem rápidas, com duração que gira em torno de meia a duas horas, e muito intensas, aparecendo na forma de temporais. Esse tipo de chuva é muito comum na região Sudeste do país, sendo uma das maiores características da região durante o verão.

Chuva Tipos

Chuvas frontais

Por fim, as chuvas também podem ser frontais. Esse tipo de chuva acontece quando há o encontro de uma massa de ar quente com uma massa de ar fria. Quando acontece esse choque entre as massas, a massa de ar fria e seca, que é mais densa, é responsável por impulsionar a massa de ar quente e úmida para cima.

Dessa maneira, ao ganhar altitude, a umidade que existe dentro da massa de ar quente se condensa, o que resulta na formação de chuvas. Esse tipo de chuva é característico por ter duração mais longa do que as chuvas de convecção e por terem intensidade média.

Aqui no país elas são bastante comuns durante o inverno, acontecendo principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil durante a estação mais fria do ano. Ou seja, se as chuvas de convecção são aquelas típicas tempestades intensas de verão, as chuvas frontais são aquelas chuvas chatas e intermitentes que são uma das grandes características do inverno.