Colégio Web

Os experimentos de Nikola Tesla

Publicidade

Você já ouviu falar em Nikola Tesla? É provável que não, pois no mundo da ciência ele é um dos mais injustiçados que já viveram, sendo pai de inúmeras invenções que nem ao menos levaram o seu nome.

Mas, afinal, quem foi ele? De acordo com fatos, teve seu primeiro contato com a eletricidade quando estudava na Universidade de Praga, em que cursava engenharia elétrica, em que desistiu após assistir algumas aulas.

Foi solteiro por toda sua vida por acreditar que isso trazia proveito para suas descobertas e invenções, o cientista aparentemente possuía uma memória fotográfica e com essa habilidade podia decorar inúmeros livros inteiros, tendo os lido apenas uma vez.

Também possuía a capacidade de projetar invenções em sua cabeça antes mesmo de começar a esboçar seus projetos, colocando-os no papel.

As invenções de Nikola Tesla

Nikola Tesla

Um dos seus principais inventos foi o motor de corrente alternada, que, de acordo com ele, também foi apenas imaginado em sua cabeça, não tendo sido esboçado em papel. E, de acordo com Tesla, ele funcionaria apenas porque ele conseguia enxergar esse fato.

Além do motor de corrente alternada, um dos primeiros trabalhos de Nikola Tesla foi na Companhia Nacional de Telefones, tendo o cargo de eletricista chefe da empresa e sendo responsável pela criação do primeiro sistema telefônico do país, tendo desenvolvido um aparelho que era como um repetidor ou amplificador do telefone, sendo considerado, também, o primeiro auto falante do mundo.

Tesla também participou da chamada “Guerra das Correntes”, sendo que foi contratado pelo considerado pai da lâmpada, Thomas Edison. Edison também havia criado uma corrente elétrica, tendo feito de tudo para sabotar a criação de Nikola, que, mesmo assim, foi utilizada em diversos países, inclusive os EUA.

Sendo assim, Nikola Tesla é o verdadeiro pai da era da eletricidade, pois foi a sua invenção, e não a de Edison, que foi utilizada na época. Porém, não é só da eletricidade que o físico e cientista vive.

Ainda na época da Guerra  das Correntes, Tesla teria seu ápice de criatividade, descobrindo assim outras aplicações para a corrente alternada, como para os motores elétricos, o principio da criação de energia elétrica através de um campo magnético rotativo, a ignição elétrica de motores a gasolina, entre outros.

Nikola Tesla

Ele também permitiu a criação de computadores elétricos e da bobina de Tesla, que permitiram a comunicação sem fio, ou seja, é por causa desse individuo que hoje todos nós possuímos o tão amado sinal de WI-FI.

As suas pesquisas vão desde a energia solar e até mesmo o poder possuído pelo mar, além de estar ligado com a previsão de comunicação interplanetária e também de satélites.

Suspeita-se que o seu laboratório tenha sido incendiado de propósito por alguma companhia que invejava suas invenções, pois mesmo após o incêndios tratores passaram por cima dos dejetos e acabaram com o que havia sobrado de suas invenções.

Em um de seus estudos, Tesla descobriu uma maneira de conceder energia elétrica sem cabos de forma gratuita para todo o planeta por meio de torre que seria construída em Nova Iorque.

Entre todas essas invenções, você ainda acha que Thomas Edison é o responsável por ter inventado diversos aparatos e tecnologias?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados