Colégio Web

O que é petroquímica?

Publicidade

O noticiário brasileiro tem sido bombardeado por notícias e por questões relacionadas ao petróleo e, principalmente à Petrobrás, que tem sido alvo de escândalos e mais escândalos nos últimos meses.

Com isto, muitos termos relacionados à notícia começaram a ganhar corpo dentro do imaginário brasileiro, como a petroquímica, que é o objeto deste artigo, que irá procurar esclarecer de uma vez por todas o que vem a ser isto.

Derivados de petróleo

Petroquimica

Para quem ainda não sabe, a petroquímica nada mais é do que a atividade industrial relacionada com a produção de derivados de petróleo, sendo que esta separação de componentes dentro do que se entende por petróleo é feita por meio de destilação.

No Brasil, a produção é mais cara por conta do fato de que o petróleo é obtido em jazidas localizadas em águas oceânicas profundas, e a petroquímica é responsável por todo o processo de extração do óleo.

No entanto, o país, apesar de ter uma produção considerável que lhe torna autossustentável neste quesito, não se encontra entre os maiores produtores do mundo na atualidade.

As maiores indústrias petroquímicas do mundo

Na atualidade, alguns mercados se destacam por suas indústrias petroquímicas, que figuram entre as mais importantes de todas e que respondem pela maior parte da produção de petróleo do mundo nos dias de hoje.

Dentre as maiores indústrias petroquímicas do mundo na atualidade nós podemos destacar as seguintes: os Estados Unidos, o Canadá, o Japão e as principais potências da Europa (Alemanha, Inglaterra, entre outras).

Estes países também correspondem à maior parte do consumo de derivados de petróleo do mundo na atualidade, o que nos leva a crer que há relação direta entre uma coisa e outra, sem sombra de dúvidas.

Petro Quimica

A indústria petroquímica e outras aplicações

Quando nós falamos de derivados de petróleo, quase sempre acabamos esbarrando em combustíveis fósseis, que movimentam veículos, carros, aviões, caminhões e muito mais pelo mundo afora.

No entanto, o fato é que a indústria petroquímica também inclui outras aplicações, já que derivados de petróleo também podem ser aplicados noutras produções, como a de plástico, por exemplo.

Com isto, é fácil entender o que motiva o crescimento ainda considerável da indústria petroquímica nos dias de hoje, mesmo com tanto apelo para a utilização de outras fontes de energia, mais renováveis e menos poluentes.

O mundo ainda depende muito da indústria petroquímica e de todos os seus esforços e avanços, não há como negar.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados