Muitas são as profissões que surgem na cabeça de um jovem diante da época do vestibular, já que sua escolha poderá definir todo o seu futuro, e uma má escolha poderá significar simplesmente uma vida de frustração e de tristeza.

Portanto, é sempre bom saber mais sobre as principais profissões que podem ser seguidas por um jovem estudante na época do vestibular, especialmente pelo fato de que são profissões que apresentam boa remuneração.

E um bom exemplo de profissão pouco conhecida e que pode gerar um bom salário é a profissão de engenheiro químico, que vamos detalhar neste artigo, com especial destaque para tentar desvendar o que é a engenharia química.

Uma área ligada ao desenvolvimento de processos industriais

Engenharia Química

A engenharia química nada mais é do que uma área ligada e direcionada ao desenvolvimento de processos industriais, especialmente os processos que empregam as transformações físicas e químicas.

Graças à engenharia química, é possível a criação de técnicas para a extração de diversas matérias-primas, além, é claro, da possibilidade da utilização e da transformação destas matérias-primas em produtos químicos e petroquímicos.

Como resultado da engenharia química e de sua atuação no desenvolvimento dos processos industriais, podemos destacar os seguintes produtos que usamos no nosso dia a dia: papel, tintas, plásticos, celulose e produtos têxteis.

A engenharia química é, portanto, responsável pelo desenvolvimento de produtos e de equipamentos, bem como também pela pesquisa que leva à descoberta de tecnologias muito mais eficientes para serem aplicadas nos processos industriais.

O papel do engenheiro químico

Engenheiro Químico

O engenheiro químico é o profissional responsável por projetar e dirigir a construção de fábricas, bem como a montagem de equipamentos importantes, além de usinas e estações de tratamento de diversos rejeitos industriais.

Portanto, seu papel e sua atuação são fundamentais para as questões ambientais, já que todo o cuidado por parte de indústrias em relação ao meio ambiente e aos rejeitos industriais passa pelo crivo e pela supervisão deste profissional.

É também de atribuição de um engenheiro químico tocar pesquisas importantes, além de também ser responsável pela implantação de processos industriais não poluentes, buscando sempre se nortear pelas normas que regem o que se entende pelo desenvolvimento sustentável.

O mercado é altamente promissor, portanto, para um jovem que tem ligação e interesse pela Química, seguir pela área da engenharia química talvez seja uma das melhores opções, já que, como já dito anteriormente, os salários são altos e as oportunidades são muitas.