Colégio Web

Mol: o que é e como calcular

Publicidade

Neste artigo, nós vamos procurar mostrar um pouco mais sobre o que é o mol, procurando detalhar, entre outras coisas, também como calcular e para que ele serve.

Portanto, se você ainda não conhecia o mol, preste muita atenção nas próximas linhas, pois elas serão bem esclarecedoras para você.

História

Mol o que é e como calcular

Antes de qualquer coisa, vamos mostrar um pouco da história por trás do mol, para que seu entendimento seja ainda mais completo sobre esta unidade de base do Sistema Internacional de Unidades (SI).

Para entender o mol é essencial voltar para 1865, pois foi neste ano em que o termo molar, que vem do latim “moles”, que significa “grande massa”, foi utilizado pela primeira vez, pelas mãos do químico alemão August Wilhelm Hoffman.

A ideia da utilização deste termo por Hoffman era justamente fazer a contraposição ao termo molecular, que se refere às pequenas massas, sendo que molar veio para designar uma grande massa macroscópica.

No entanto, somente entre 1959 e 1960 é que o mol passou a ser utilizado como base para definir a quantidade de substância de um sistema pela primeira vez, levando mais alguns anos para ser aceito oficialmente pelo Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM), o que ocorreu em definitivo em 1980.

Como se faz o cálculo do mol?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história do mol e também entende melhor o que de fato ele significa, nós vamos falar um pouco mais sobre outro fator importante relacionado ao mol: como calculá-lo.

Para calcular o mol você terá de somar as massas atômicas de cada átomo, sendo que o resultado deverá ser considerado como sendo a determinação do que se entende por massa molar exata, ou seja, o mol.

o que é e como calcular mol

Este cálculo é essencial para, especialmente pela Química, já que ele serve como facilitador, já que simplifica representações de proporções químicas de modo realmente eficiente.

Para completar, o mol também auxilia profissionais da Química a realizar cálculos de concentração de substâncias, entre outras coisas.

De acordo com o Escritório Internacional de Pesos e Medidas, o mol pode ser considerado, de modo mais lacônico, a “quantidade de substância de um sistema que contém tantas entidades elementares quanto são os átomos contidos em 0,012 quilograma de carbono-12³.

Em resumo, ao menos em sua essência, o mol pode ser considerado como sendo o contraponto frente ao que se considera molecular.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados