Ao se estudar para o vestibular, muitas vezes o estudante não sabe por onde começar, seja a matéria que for, ou o que seria mais importante saber de cada matéria. Uma dica de estudo importante é a de estudar também as provas, considerando conteúdo, interpretação, contextualização e cálculo.

Temas recorrentes em química

Matérias de química que todo vestibulando deve saber

Estequiometria

Consiste no cálculo para relacionar a quantidade de reagentes e produtos numa reação química, utilizando-se das equações químicas correspondentes.

Termoquímica

Estudo do calor ou energia que são liberados ou absorvidos nas reações químicas e transformações físicas. É, basicamente, a parte da química que estuda o calor. Deve-se estudar as reações endotérmicas (que absorvem energia) e exotérmicas (que liberam energia).

pH

O Potencial Hidrogeniônico (pH) é o índice que indica acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio.

Oxidação e Redução

A Oxidação é a transferência de elétrons entre pelo menos duas espécies envolvidas, onde há perda de elétrons, enquanto a Redução consiste em ganhar elétrons.

Equilíbrios químicos

Equilíbrios químicos ocorrem quando reações diretas ou inversas acontecem ao mesmo tempo.

Funções Orgânicas

As Funções Orgânicas são grupos  de compostos orgânicos. Sendo os principais deles:
Hidrocarboneto, alcool, fenol, aldeído, cetona, éter, éster, ácido carboxílico, amina, amida, nitrila, aleto.

Ligações Químicas

Atómos que se ligam entre si e formam as moléculas. São quatro tipos de ligação. Ligação iônica, entre íons, de natureza eletromagnética. Ligação covalente ou molecular, ligação com pares de elétrons compartilhados pelos núcleos, onde um elétron de cada par é cedido por cada um dos núcleos. Ligação covalente dativa ou Coordenada, onde apenas um dos núcleos cedendo o par de elétron. E Ligações Metálicas, onde os cátions formados pelos metais com a cessão de elétrons, eles formam um retículo cristalino envolto em nuvem eletrônica.

Temas recorrentes em química

Dicas de estudo

Não se desgaste ao estudar, procure sempre reservar um determinado período do dia, nunca se sobrecarregando. Quatro horas diárias é uma boa pedida. Escolha ambientes tranquilos e sem muito barulho. Também é importante dormir bem e não estudar literalmente todos os dias da semana, você pode optar por relaxar aos fins de semana por exemplo, o que ajuda bastante.
Estude um assunto por vez, ou sua linha de raciocínio pode se perder em meio a tantos temas. E não corra para ler com pressa cada assunto, ou mesmo algum que você queira dar menos atenção. Estude atentamente cada tema.

Não deixe de praticar os exercícios, muitas vezes você consegue aprender muito mais (ou mesmo, consegue aprender) ao fazer exercício atrás de exercício.
Se você está frequentando cursinho, o indicado é sempre ler o material da aula antes de ir para a aula, pois o proveito das explicações do professor será maior nesse caso.
E nunca deixe de consultar seus professores em cada matéria para te ajudar com dúvidas maiores.

Por fim, para a química em particular, uma boa dica é memorizar seus elementos e conceitos básicos, para chegar a cada um dos tópicos de estudo com mais propriedade.