Colégio Web

Invenções de Tesla que mudaram a história

Publicidade

Um dos mais geniais estudiosos e inventores da história da humanidade, Nikola Tesla foi um revolucionário nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica. Suas patentes e seu trabalho teórico foram os responsáveis pela criação de bases dos mais modernos sistemas de potência elétrica, utilizando-se do conceito de correntes alternadas, que acabou se tornando o padrão de distribuição de energia nos Estados Unidos na época de sua pesquisa.

Brilhante e misterioso, Tesla esteve ao lado de Thomas Edison no estudo da eletricidade, mas entre conflitos de ideias, acabou sendo injustiçado e contrariado no meio científico, perdendo boa parte de sua credibilidade ao ser considerado “louco” pela sociedade.

Com o registro de cerca de 300 patentes, Tesla não era nenhum distraído: Memorizava livros inteiros, resolvia problemas apenas com a imaginação, fazia cálculos mentais avançados, falava sete idiomas e desenvolvia pesquisas pela eletricidade. Seus grandes feitos são ilustres para a humanidade, e seu mérito geral não deve ser descartado atualmente. Confira um pouco mais sobre sua história!

Corrente alternada

invenções tesla

O investimento nesse tipo de corrente, que contrariava a opinião do seu até então chefe de pesquisa, Thomas Edison, foi a maior invenção de Tesla. Com aprimoramentos e descobertas, Tesla convenceu o governo americano a adotar o modelo-padrão de corrente alternada pela disposição de energia e eficiência elétrica, contrariando os interesses do ex-empregador Edison. Com o sucesso da invenção, Nikola conseguiu aumentar suas expectativas dentro do universo das descobertas.

Motor elétrico

A partir de seu estudo em um conjunto extenso de inventos para produção e uso de eletricidade, Tesla acabou registrando também a patente do motor elétrico, elemento funcional e extremamente utilizado a partir de então no funcionamento de diferentes máquinas e invenções. Essa mesma pesquisa permitiu ao inventor desenvolver o acoplamento de dois circuitos por indução mútua, principio adotado nos primeiros geradores industriais desenvolvidos com ondas hertz.

Comunicação sem fio

Foi obra de Tesla a invenção de mecanismos com transmissão sem fio, entre suas patentes ao redor da criação e desenvolvimento de energia pelos campos magnéticos rotativos. Foi através do estudo da corrente polifásica que o inventor alcançou suas novas patentes, desenvolvendo também a invenção do controle remoto por rádio e dos primeiros protótipos de transmissão de energia pela investigação em telégrafos sem fio.

tesla lampada

Lâmpada fluorescente

Visando a concentração de energia, a invenção da lâmpada fluorescente também faz parte das obras de Tesla, desenvolvida a partir do estudo de funcionamento das correntes aplicadas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados