Colégio Web

Instrumentos para medir as variações do tempo

O homem foi criando instrumentos capazes de medir a temperatura, a umidade, a pressão atmosférica e o vento, para a sua proteção e contribuição. Conheça-os!

Publicidade

Assim como a temperatura, a umidade é importante para o clima e para a previsão do tempo nas estações meteorológicas. As estações meteorológicas servem para a medição do tempo e da temperatura e é muito importante em nossas vidas.  Podemos evitar algumas catástrofes como já ocorreram em vários países com os efeitos devastadores de terremotos e tsunamis. Os desastres naturais causam muitas mortes e também grandes prejuízos para o país. Então, para se evitar esses riscos, a previsão meteorológica é um grande fator que contribui bastante, além de outros muitos fatores que servem para a proteção.

4 instrumentos de medição meteorológica

Pluviometro

O homem foi criando instrumentos capazes de medir a temperatura, a umidade, a pressão atmosférica e o vento, para a sua proteção e contribuição. Conheça alguns deles logo abaixo!

Higrômetro

A umidade do ar é medida por um instrumento chamado higrômetro. Esse instrumento nos permite medir a umidade existente na atmosfera, em ambientes fechados que não podem ocorrer umidade devido à importância existente no local, assim como em bibliotecas, centro culturais e museus, pois a umidade danifica as obras, os livros e todo o acervo.

O higrômetro é um instrumento que possui substâncias como cabelo humano e sais de lítio para absorver a umidade do ar.  Esse aparelho possui um ponteiro que dependendo da umidade do ar se movimenta para cima ou para baixo. As movimentações são registradas em folha de papel que fica presa a um cilindro giratório.

Pluviômetro

Esse instrumento foi inventado pelo homem para medir em milímetros a quantidade de substâncias líquidas ou sólidas como a chuva, o granizo, a neve em determinado local e em determinado momento.  O pluviômetro é um instrumento simples que se parece com um funil, e nele possui um cilindro de vidro graduado.

Barômetro

O ar exerce pressão em todos os corpos, e essa recebe o nome de pressão atmosférica. Ela varia de acordo com a altitude.

Por volta do século XVII, o grande físico italiano Galileu inventou o aparelho usado para medir a pressão atmosférica. Esse aparelho recebeu o nome de barômetro.  Existem dois tipos de barômetro: o aneroide e o de mercúrio.  Esses dois tipos de barômetro medem a pressão atmosférica, mas não fazem o seu registro.

Barógrafo

O barógrafo é um instrumento usado para medir a pressão atmosférica. Esse instrumento é muito usado para medir as previsões do tempo nas estações meteorológicas. Além de medir, esse instrumento também faz o registro das variações de pressão.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados