Colégio Web

Importância do nitrogênio e do gás carbônico para a Natureza

O gás nitrogênio e o gás carbônico são essenciais para a Natureza, tanto para a fauna quanto para a flora. Conheça um pouco mais de suas funções!

Publicidade

Como sabemos o ar atmosférico é formado por gases, vapor de água, poeira e micróbios. Sabemos também que o oxigênio é o gás vital para a nossa existência. Mas existem outros gases que são tão importantes para o homem, para os vegetais e para todos os seres vivos. Comentaremos sobre o nitrogênio e o gás carbônico.

Gás nitrogênio

No ar atmosférico, existe uma grande quantidade de nitrogênio. Ele passa por um ciclo de transformação, que funciona da seguinte forma: o nitrogênio no solo transforma-se em nitrato. O nitrato, por sua vez, são substâncias formadas por bactérias que encontramos no solo, e elas transformam-se em proteínas, que servem como alimento para as plantas e para o desenvolvimento de organismos. Todos se beneficiam! Encontramos no solo várias matérias orgânicas, restos de plantas e animais em decomposição que se transformam em nitrogênio, e retornam para a atmosfera. Com o retorno do nitrogênio para a atmosfera, recomeça o ciclo.

Gás carbônico

O gás carbônico é indispensável para a vida dos vegetais, pois através dele ocorre a formação de substâncias que alimentam as plantas e lhes dão vida e energia. Essas substâncias são formadas por um fenômeno denominado de fotossíntese.

Gas Atmosfera

O que é fotossíntese?

É o fenômeno da transformação que ocorre através de uma substância chamada de clorofila, em que o gás carbônico é absorvido ocorrendo à liberação no ar do oxigênio. A clorofila é uma substância disponível em plantas de cor verde, ou seja, com presença de clorofila.

Sendo assim, para que ocorra a fotossíntese é necessária à presença de luz solar, da água e do gás carbônico. A fotossíntese ocorre em qualquer parte da planta, que tiver a cor verde. Por esse motivo, as nossas matas e florestas precisam ser preservadas, pois devolvem ao meio ambiente o oxigênio que necessitamos para respirar. As matas e as florestas são o grande pulmão da natureza. Na natureza, tudo tem equilíbrio, ou seja, o homem ao respirar retira do ar o oxigênio e libera o gás carbônico, que é aproveitado pelos vegetais, que absorvem o gás carbônico e liberam o oxigênio ao ar atmosférico por meio da fotossíntese.

Além de liberar o oxigênio ao ar atmosférico, o fenômeno da fotossíntese também produz a glicose, o açúcar das plantas. A glicose pode ser armazenada nas folhas, nos caules, nas raízes e nos frutos das plantas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados