Colégio Web

Estalactite x estalagmite – O que são?

Publicidade

Quando vamos até alguma caverna nós encontramos muita umidade, escuridão, silencio, alguns insetos e bichos, e alguns cones pontudos, no chão ou no teto, e essas formações rochosas se chamam estalactite e estalagmite.

Ambas são formações rochosas que vão crescendo em regiões solúveis, cheias de umidade devido fissuras presentes em seu terreno que deixam entrar água da chuva ou de rios.

As diferenças entre elas é que as estalactites se formam no teto da caverna ou gruta e o cone formado possui pontas finas e costumam ser maiores do que as estalagmites, já que a água com minerais passa primeiro por ela. Já as estalagmites tem a base e pontas arredondadas e mais grossas e crescem mais lentamente.

A água que a penetra carrega consigo calcário dissolvido das rochas e no teto das grutas ela começa a gotejar e lentamente começa a formar os característicos canudos cheios de fragmentos de calcário.

estalagmite

Mas quando esses canudos entopem, devido a grande concentração do minério, ele se acumula em sua base, que vai se alargando, e dando a formação de cone pontiagudo, que são as estalactites, as formações presentes no teto.

A formação das estalagmites ocorre no chão, bem abaixo das estalactite, porque a água que escorre dos cones do teto ainda contém o mineral e ele vai se acumulando  no chão, criando um outro cone, mais arredondado.

Com o passar dos anos vai crescendo e indo de encontro com as estalactites, formando assim uma coluna, que acaba sendo uma forma de sustentação da caverna.

Importância da estalactite x estalagmite

A taxa de crescimento delas é de milímetros por ano, que variam de 0,01mm a 3mm, de acordo com a umidade na caverna, com isto, para se ter um tamanho considerável das formações rochosas se é necessário milhares de anos.

Aqui no Brasil, a maior estalactite já encontrada é a que esta localizada na Gruta do Jalapão, em Janúario (MG), que possui 28 metros de comprimento e é conhecida como “Perna de Bailarina”.

Por meio das estalactites e estalagmites se é possível ter noção do nível de chuva que tinha a região onde se encontram, isto a milhares de anos, já que sua taxa de crescimento de nos mostra isso nas variações climáticas.

estalactite

Onde encontrá-las?

O Brasil é uma terra onde muito se encontra cavernas e grutas que contenham a formação rochosa e a exemplo disso tem no Mato Grosso do Sul a Gruta do Lago Azul, que contem centenas de estalactites e estalagmites espelhadas em torno de uma impressionante lagoa azul.

Na maior caverna de São Paulo, no município de Eldorado, esta a Caverna do Diabo, que possui muitas formações rochosas em toda a sua extensão, isto porque o terreno esta em área de preservação da Mata Atlântica que contém muita umidade.

Em outra caverna de São Paulo, no Parque Estadual Alto do Ribeiro, a caverna Temimina encontra-se inúmeras estalagmites que são banhadas naturalmente por uma ducha de água. Neste mesmo parque ainda se tem mais 300 cavernas que os visitantes podem conhecer, mediante guia turístico.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados