Colégio Web

Composição do ar

É difícil ver o ar e quase não nos damos conta dele no dia a dia. No entanto, sua importância é tremenda: sem ele não viveríamos. Confira sua composição!

Publicidade

O ar que respiramos é muito importante e precisamos preservá-lo da poluição, dos agentes nocivos e de substâncias químicas. Ele é composto de gases, vapor de água, poeira e micróbios. Os gases estão sempre presentes na composição do ar, portanto são denominados de elementos constantes na atmosfera. Os outros componentes da composição do ar podem apresentar maior ou menor quantidade, dependendo de fatores como a umidade, o vento e a poluição. Por esse motivo esses elementos são denominados de elementos ocasionais, podem aparecem em determinadas ocasiões.

De acordo a época do ano, o ar apresenta maior quantidade de poluição, principalmente, nas cidades. Se compararmos lugares em que existe grande quantidade de árvores e matas, observaremos que o ar é mais limpo e muito melhor de se respirar. As cidades estão lotadas de veículos, fábricas e indústrias que liberam gases de produtos químicos, poluentes e fuligem que são prejudiciais a nossa saúde.

O oxigênio

Você consegue ficar sem respirar durante quanto tempo? Segure o seu nariz e perceba como o ar é importante.

O oxigênio é um gás indispensável para a vida. Em nosso corpo, ele atua ajudando na queima dos alimentos, gerando a energia necessária para nossos músculos e para os demais órgãos do nosso corpo (coração, estômago, intestino, cérebro, e outros órgãos) que precisam do oxigênio para a realização de tarefas. Além disso, o oxigênio é um gás comburente. Você sabe o que é gás comburente? É o gás que alimenta a combustão, ou seja, aumenta a temperatura e gera energia e calor produzindo o gás carbônico.

Ar

O gás carbônico

No nosso organismo a queima dos alimentos produz o gás carbônico que é eliminado dos pulmões por ser tóxico ao nosso organismo, porém é muito importante para a vida dos vegetais. Como já mencionamos o gás carbônico também gera energia e calor em contato com o ar e o aumento da temperatura.

Como respiramos?

Você sabe como funciona a nossa respiração?  A respiração tem duas funções: oxigenar as células e eliminar o gás carbônico. A nossa respiração funciona da seguinte forma: o ar entra pelas narinas, é aquecido, umidificado e filtrado, passando pela cavidade nasal, seguindo pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos até chegar aos alvéolos pulmonares. Essa respiração é denominada como respiração pulmonar, pois é realizada pelos pulmões. Os anfíbios, répteis, aves e mamíferos realizam a respiração pulmonar.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados