Colégio Web

Como utilizar a química no seu dia-a-dia

Publicidade

Você pode não perceber mas é pela química que existem diversas coisas úteis no dia a dia de uma pessoa. Atividades simples que exercemos como, tomar banho, lavar os cabelos, escovar os dentes, e até passar desodorante, entre outras envolvem a química.

E muitas dessas atividades só podem ser realizadas através e pela química, porém, quase ninguém sabe o que acontece realmente durante toda essa rotina diária.

Química aplicada no dia-a-dia

A ocorrência de uma reação química é feita devido ao aparecimento de novas substâncias, também chamadas de produtos, diferentes das originais que recebem o nome de reagentes. Quando as substâncias reagem, em determinados momentos ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência da reação e entre eles, um dos mais conhecidos é o desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc.

Um exemplo de reação química é a reação de combustão. Para acontecer é necessário a presença de três fatores: um combustível, comburente e energia de ativação. Essa reação acontece na queima de um combustível que pode ser a gasolina, álcool, ou outro. Isto ocorre através da energia de ativação, na presença de um comburente que, em geral, é o oxigênio do ar (O2).

Além disso, diversas substâncias químicas também estão presentes em nosso cotidiano, mas não recebem o nome oficial da forma quimicamente falando, e sim de outros nomes mais populares.

Como utilizar a química no seu diaadia

Como muitos dos exemplos de química no nosso dia a dia estão a soda cáustica: hidróxido de sódio; o sal de cozinha: cloreto de sódio; naftalina: naftaleno, aspirina: ácido acetilsalicílico; cal apagada, cal hidratada: hidróxido de cálcio, mármore: carbonato de cálcio; água oxigenada: peróxido de hidrogênio; gás carbônico: dióxido de carbono; barrilha: carbonato de sódio; carbinol: álcool metílico; creolina: mistura de cresóis; formol: metanal e acetona: propanona.

De onde vem a química?

A Química está presente não só na medicina ou no nosso corpo, mas também em tudo que nos rodeia. Ela está presente, também, na agricultura, nos produtos higiênicos, na produção do combustíveis, vestiários, na indústria de alimentos, no desenvolvimento de pesquisas, etc. Sem ela, o processo de obtenção dos alimentos seria muito lento e não chegariam a nossas casas tão facilmente.

Na produção de cosméticos, perfumes e produtos de beleza, por exemplo, a química avançou a tal ponto que hoje temos produtos que ajudam a retardar o envelhecimento da pele.

Como utilizar a química no seu dia-a-dia

Na produção de medicamentos, a química ocupa um papel fundamental. O combate às alergias, o surgimento de vacinas, a criação de novos medicamentos, as novas tecnologias para detecção de doenças, os avanços da ortopedia, cirurgia plástica, fisioterapia e na medicina, de modo geral, nos permitiu viver com mais qualidade de vida e por mais tempo.

Na indústria, por exemplo, os químicos pesquisam constantemente novos materiais para tornar tudo mais fácil. O que é importante agora é que cada indivíduo possa desenvolver um olhar mais crítico sobre as informações que dizem respeito à química, para que possamos utilizá-la de forma mais consciente.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados