Colégio Web

Como os ácidos estão presentes em nossa vida

1.jpgO ácido muitas vezes pode ser letal. É muito comum observamos o seu efeito quando observamos cenas em alguns filmes ou mesmo nos desenhos animados. O tal do líquido corrosivo pode ser fatal.

Publicidade

Mas você sabia que os ácidos também estão em nosso corpo? Por exemplo, quando você sente aquela queimação no estômago e em outros momentos do cotidiano há ácidos agindo em seus organismo. É que muitas vezes nem percebemos que estamos em contato com a acidez e que ela também pode ser benéfica. Vamos entender um pouco mais? O ácido é uma substância química que apresenta um conjunto de características:

– Líquido
– Sabor azedo
– Pode ser dissolvido em água
– Apresenta volatilidade, sendo evaporado com bastante facilidade
– Quando o dissolvemos em água, pode conduzir eletricidade

As fórmulas dos gases podem ser HX, sendo o H hidrogênio e o X como representante de outro elemento químico ou mesmo de grupos químicos. Quando colocado na água, o H (cátion) acaba se separando do X e fica com carga positiva, já o X (ânion) automaticamente fica negativo. Esses dois grupos formados geram eletricidade. Os ácidos são especialistas em provocar corrosão, especialmente quando entram em contato com mármore ou metais. No contato com o corpo, especialmente na pele, pode ser muito prejudicial.

Ácidos corrosivos

Conheça um grupo de ácidos corrosivos que estão em nosso cotidiano:

Ácido sulfúrico (H2SO4)

Ácido nítrico (HNO3)

Ácido clorídrico (HCl)

Ácido fluorídrico (HF)

Benéficos para a humanidade

Já alguns outros são importantes para a indústria, alimentação e até mesmo no setor da beleza.

Ácido clorídrico (HCl): chamado de impuro, pode ser comprado no comércio com o nome de muriático. Também pode ser encontrado em nosso estomago. Reage bem nos insumos industriais e de laboratórios. É usado para limpeza, caiação ou remoção de cal e limpeza de estruturas metálicas. Até mesmo na solda de alguns metais.

Ácido sulfúrico (H2SO4): também usado em laboratórios e indústrias. Presente nas baterias de carros, corantes, papel e fertilizantes. Na chuva ácida é bem concentrado.

Ácido nítrico (HNO3): muito utilizado na indústria e na produção de pólvora e explosivos. Pode ser encontrado na chuva e é bastante tóxico.

Ácido fosfórico (H3PO4): aparece no refrigerante e nos fertilizantes.

Ácido acético (H4C2O2): presente no vinagre.

Ácido fluorídrico (HF): usado para gravação em peças de vidro.

Ácido carbônico (H2CO3): água mineral, refrigerante e gaseificadas.

Ácidos e seus benefícios

2No corpo humano, os ácidos participam da digestão do alimento, pode ser usado para fins estéticos ou mesmo no preparo de algumas refeições. Alguns alimentos possuem ácido em suas composições: café, catchup, maionese, chocolate, frutas como maçã, pêssego, banana, uvas, manga, mamão, abacaxi, morango, melancia e goiaba, manteiga e margarina, feijão, iogurte, biscoitos, mostarda, óleo de soja ou de milho, leite, trigo e carnes.

Da mesma forma que o ácido pode ser benéfico em algumas situações alimentares, pode acabar levando a indisposições se administrado com alguns alimentos em excesso. Ovos, manteiga, carnes, batata e alimentos com muito açúcar podem levar a baixas na imunidade, gripe, resfriado ou mesmo inflamações. Além disso, geram retenção de líquido e prisão de ventre.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados